A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) implementou medidas de segurança durante o Carnaval 2025 em Salvador, removendo 37 indivíduos sob monitoramento por tornozeleiras eletrônicas que violaram as restrições judiciais. Estes indivíduos, capturados pela polícia penal da Central de Monitoração Eletrônica de Pessoas (CMEP), estão envolvidos em crimes como roubo, tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e homicídio.
Além disso, a Seap realizou inspeções em presídios e escoltou mais de 100 detidos durante o evento. As ações de fiscalização contaram com o apoio das polícias Civil e Militar e resultaram na identificação de 121 violações das condições de monitoramento, sendo 94 delas durante o Carnaval. Os infratores foram entregues à Polícia Civil após serem capturados pelos policiais penais dos diferentes setores de monitoramento.
A Seap, por intermédio da Polícia Penal, também foi responsável pela escolta de 157 detentos aos circuitos policiais e judiciários, além da transferência de 43 custodiados ao sistema prisional. Com o intuito de prevenir atividades ilícitas nos presídios, a Secretaria conduziu operações no Complexo Penitenciário da Mata Escura, culminando na realocação de detentos que ocupavam posições de liderança criminosa e na apreensão de celulares, armas brancas improvisadas e outros objetos ilegais.
ASSISTÊNCIA PSICOSSOCIAL E INVESTIMENTOS
Durante os cinco dias de festividade, a Seap, através da Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (Ceapa), prestou assistência psicossocial a 132 detentos na Vara de Audiência de Custódia, localizada na Avenida ACM, em Salvador. Os detidos receberam lanches, roupas e calçados antes de passarem pela audiência de custódia.
Adicionalmente, 27 detentos com medidas alternativas foram encaminhados à Central Integrada de Alternativas Penais (Ciap) para acompanhamento psicológico.
Para garantir a segurança durante o Carnaval 2025, a Seap investiu mais de R$ 550 mil e mobilizou um efetivo superior a 200 policiais penais e funcionários administrativos.
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