Seap transfere para presídios de Barreiras e Salvador acusados de ordenar crimes no Sul baiano

Publicado:

Quatro presos foram transferidos da cidade de Itabuna, no Sul da Bahia, para presídios localizados em Barreiras, no Extremo Oeste do estado, e em Salvador. A transferência aconteceu durante a realização da Operação “Soberania Cacaueira”, deflagrada no Conjunto Penal de Itabuna na última segunda-feira. A ação foi conduzida pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), por intermédio da Polícia Penal.

De acordo com informações da Seap, os quatro detentos são acusados de influenciar grupos criminosos ligados ao tráfico de drogas, homicídios e outros delitos violentos na região. A operação “Soberania Cacaueira” tem como objetivo principal assegurar a ordem e a disciplina dentro do presídio de Itabuna, através de revistas nos internos e da retirada de materiais ilícitos, como celulares, das celas.

A Seap acredita que, com as apreensões realizadas, a comunicação dos custodiados com o mundo exterior foi impedida. Essas buscas são conduzidas pelo Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop) e pelos policiais penais, com o suporte de policiais militares.

Essa megaoperação conta com a participação do Ministério Público da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e do Grupo de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep) do Ministério Público baiano, bem como da Secretaria de Segurança Pública (SSP), com a atuação da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Cacaueira), da Cipe/Sudoeste e do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer).

As ações em campo, coordenadas pela Superintendência de Gestão Prisional (SGP) por meio da Diretoria de Segurança Prisional (DSP), também contam com a colaboração dos policiais penais da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP) e da Coordenação de Monitoração e Avaliação do Sistema Prisional (CMASP).

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ofício de Baiana de Acarajé pode se tornar Patrimônio Imaterial de Salvador; saiba mais

O Ofício de Baiana de Acarajé está rumo ao reconhecimento como Patrimônio Imaterial de Salvador. Na última quarta-feira (27), a Associação Nacional das...

Prefeito de Ilhéus discute medidas de segurança em reunião com titular da SSP-BA

O prefeito de Ilhéus, Valderico Junior (União), se reuniu com o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, para discutir soluções contra...

MP-BA faz recomendação para que vítimas de calúnia e injúria sejam alertadas sobre prazo para processo

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) emitiu uma nova recomendação direcionada às delegacias de polícia de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O...