“Servir à advocacia”: Fabrício Castro destaca compromisso e fortalecimento do Judiciário no CNJ

Publicado:

“Servir à advocacia”: Fabrício Castro destaca compromisso e fortalecimento do Judiciário no CNJ

O recém-eleito representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fabrício Castro, em entrevista ao Bahia Notícias, assumiu o compromisso de fortalecer a advocacia e melhorar o Poder Judiciário. Ele enfatizou a responsabilidade do cargo e a importância da atuação da OAB no CNJ.

“Sempre estou disponível para servir à advocacia, é um modo de vida para mim. Encaro essa nova responsabilidade com dedicação e darei o meu melhor para representar a classe da melhor forma possível, além de contribuir para a construção de um Judiciário mais eficiente durante o período em que estiver no CNJ”, afirmou Fabrício.

Sobre os desafios do cargo e os impactos para a advocacia baiana, ele ressaltou a importância de estar próximo do órgão que estrutura o Poder Judiciário, possibilitando acompanhar as decisões e trazer para a Bahia as discussões e diretrizes definidas pelo CNJ.

Ter um representante da Bahia no CNJ é fundamental para garantir que as demandas do estado sejam ouvidas. A advocacia e o tribunal baiano poderão se beneficiar desse acompanhamento direto”, pontuou Fabrício.

Ao abordar o impacto do CNJ na defesa das prerrogativas dos advogados, Fabrício destacou a função fiscalizatória e de planejamento do Conselho.

“Eu acho que a função fiscalizatória é muito importante. E segundo, exercendo a função de planejamento. O CNJ tem sido um órgão importante de planejamento. Na última sessão, por exemplo, teve uma resolução crucial em relação à atuação da advocacia dativa. O CNJ determinou que os tribunais façam convênios com a OAB e com a Defensoria Pública para a remuneração da advocacia dativa. Em estados como a Bahia, que tem uma defensoria pública que ainda não atende todo o estado, essa atuação supletiva da advocacia dativa é quem garante ao cidadão pobre ter assistência judiciária”, ressaltou Fabrício.

Com a nova função no CNJ, Fabrício Castro reforça seu compromisso com a advocacia e a melhoria do sistema de justiça, levando a experiência da OAB para um dos principais órgãos do Judiciário brasileiro.

“Meu compromisso é acompanhar com atenção cada tema relevante para a advocacia, garantindo que nossa classe seja fortalecida. Além disso, quero contribuir para que o Poder Judiciário funcione com mais eficiência, beneficiando toda a sociedade”, concluiu Fabrício.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caso Maiume e Geovana: Hilux é achada com indícios de clonagem e em boas condições para perícia

Teixeira de Freitas O veículo de Maiume Rodrigues Soares, de 34 anos, e Geovana da Silva Pepe, de 40, assassinados em 1º de...

Motta instala comissão que vai analisar PEC da Segurança Pública e pede que deputados atuem em prol da sociedade

No início da segunda semana de julho, Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, deu um passo...

Aos 45 anos, Deborah Secco fala sobre envelhecimento: “Não tenho medo”

Deborah Secco está vivendo um momento de mudanças significativas em sua vida pessoal e profissional. Mãe de Maria Flor,...