A internet 5G já está presente em mais de 800 municípios no Brasil, abrangendo todas as regiões do país. Esta expansão faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal, que prevê investimentos para implementação do 5G em todas as cidades brasileiras.
O foco na inclusão digital do Novo PAC, liderado pelo Ministério das Comunicações, visa proporcionar à população maior acesso à internet de alta velocidade, conectividade nas escolas públicas de educação básica e benefícios para as comunidades que necessitam de uma melhor infraestrutura de internet.
O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destaca o progresso do 5G no país. “O 5G está se expandindo pelo Brasil. Já realizamos a primeira etapa, que incluiu a liberação da faixa de frequência em todos os municípios do país. Agora, estamos seguindo o cronograma de implementação, avançando mensalmente em novas cidades, além de aumentar o número de antenas nas cidades que já receberam a tecnologia, como capitais e grandes centros urbanos. Tudo isso está em andamento dentro do cronograma estabelecido até 2030 pelo leilão do 5G.”
O ministro ressalta ainda a importância da Lei Geral das Antenas para garantir a chegada do 5G às cidades brasileiras. “A Lei das Antenas é crucial para viabilizar a expansão do 5G nas cidades. Estamos trabalhando em conjunto com a Confederação Nacional dos Municípios e as federações estaduais, para que possam aprovar legislações locais que permitam a implementação rápida dessa tecnologia nas comunidades.”
Atualmente, o 5G já está disponível em 342 municípios no Sudeste, 222 no Sul, 123 no Nordeste, 71 no Centro-Oeste e 54 no Norte, totalizando 812 cidades com a tecnologia. São Paulo (165), Minas Gerais (109) e Paraná (99) lideram a expansão do 5G no país.
Para conferir o mapa de geolocalização dos municípios brasileiros com tecnologia 5G, acesse o painel de Outorga e Licenciamento/Estações do SMP, da Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel.
Com informações do Ministério das Comunicações
Comentários Facebook