A prevenção do câncer do colo do útero é o foco da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador. Durante o mês de março, que inclui o Dia Internacional da Mulher (8) e o Dia Mundial da Prevenção do Câncer de Colo do Útero (26), a SMS oferece uma variedade de serviços gratuitos para conscientizar e cuidar da saúde das mulheres. Isso inclui consultas ginecológicas, exames diagnósticos e vacinação, disponíveis nas unidades básicas de saúde da cidade.
A campanha Março Lilás tem como propósito principal alertar a população sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de colo do útero. Essa doença, causada por certos tipos do Papilomavírus Humano (HPV), é uma das mais comuns entre as mulheres, sendo a terceira em incidência, após câncer de mama e colorretal. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer no público feminino.
Para prevenir o câncer do colo do útero, é fundamental realizar a vacinação contra o HPV, utilizar preservativos durante as relações sexuais e fazer exames preventivos regularmente após o início da vida sexual. Dessa forma, é possível identificar lesões precursoras do câncer em estágios iniciais, tratá-las adequadamente e evitar o desenvolvimento da doença. Todos esses serviços são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), destaca Dândara Santos, referência técnica de Saúde da Mulher da SMS.
Em 2024, mais de 65 mil exames foram realizados em Salvador, incluindo rastreamentos e investigações de lesões suspeitas. Caso seja identificada uma lesão com potencial de evoluir para câncer, a paciente é encaminhada para acompanhamento em multicentros e hospitais para dar continuidade ao tratamento.
A vacina contra o HPV faz parte do Calendário Básico de Vacinação para adolescentes, podendo prevenir 70% dos casos de câncer de colo do útero e 90% das verrugas genitais. A imunização está disponível para meninos e meninas de 9 a 14 anos e para pessoas de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinadas. Os locais de vacinação podem ser consultados através do serviço Fala Salvador, no número 156, ou no site da SMS: www.saude.salvador.ba.gov.br.
Comentários Facebook