STF analisa nos dias 25 e 26 de março possível julgamento de Bolsonaro

Publicado:

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu para os dias 25 e 26 de março a análise da acusação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus relacionados ao golpe de Estado ocorrido em janeiro deste ano.

O juiz Cristiano Zanin informou que será avaliado se a denúncia apresentada pelo Ministério Público tem indícios suficientes para iniciar uma ação penal contra os acusados.

Nas sessões agendadas para março, a Primeira Turma do STF, composta por juízes de inclinação progressista, decidirá se a acusação é consistente o bastante para dar início a um processo penal. Ressalta-se que, nesta etapa, os réus ainda não serão julgados.

Além de Bolsonaro, os réus incluem o ex-assessor do ex-presidente, coronel Mauro Cid, que colaborou com depoimento ao STF, e os ex-ministros Walter Braga Netto (ex-ministro da Defesa e candidato a vice-presidente em 2022), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça) e Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa).

O anúncio aconteceu após solicitação do juiz Alexandre de Moraes, relator do caso no STF, para que o tribunal estabelecesse uma data para decidir sobre a aceitação da denúncia e o início do julgamento criminal.

A Procuradoria-Geral da República, responsável pela denúncia, rejeitou as primeiras alegações dos réus e defendeu que fossem julgados por suposta tentativa de golpe contra o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.

Em suas redes sociais, Bolsonaro criticou a celeridade do processo: “Mas só quando o alvo está em primeiro lugar em todas as pesquisas de intenção de voto para Presidente da República nas eleições de 2026”, acrescentou.

Leia Também: Bolsonaro menciona Trump para zombar da velocidade do julgamento no STF relacionado à trama golpista

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Renato Gaúcho dispara contra empresários: “Fluminense tem comando”

Após a derrota do Fluminense para o Cruzeiro, por 2 a 0, Renato Gaúcho não hesitou em se manifestar contra a cobrança de...

“Vamos supor que Trump queira anistia. É muito?”, desabafa Bolsonaro

Na última quinta-feira (17), durante uma conversa com jornalistas, Bolsonaro fez declarações que ecoam uma relação complexa com Donald Trump. Ao sugerir que...

Justiça afasta PMs da Rota envolvidos em morte de policial civil

Em uma decisão implacável, a juíza Isabel Begali Rodrigues, da 3ª Vara do Júri do Tribunal de Justiça de São Paulo, afastou cautelarmente...