STF retoma julgamento que pode tornar réus Bolsonaro e aliados. Siga

Publicado:

O Supremo Tribunal Federal (STF) segue hoje com o julgamento da denúncia que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete de seus aliados. Eles foram acusados pela Procuradoria Geral da República (PGR) de participarem de uma suposta trama golpista para manter Bolsonaro no poder após as eleições de 2022. O processo teve início ontem e continua hoje com o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes.

Assista ao vivo:


A denúncia

  • Os crimes imputados aos denunciados incluem liderança de organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
  • A PGR reforçou a denúncia após as defesas dos acusados, afirmando que “a manifestação é pelo recebimento da denúncia.”
  • A denúncia foi dividida em cinco núcleos, com 34 pessoas denunciadas no total. Nesta etapa, a Primeira Turma analisa a denúncia contra oito denunciados, incluindo Bolsonaro, Braga Netto e Augusto Heleno.
  • Após o voto do relator, os demais membros da Primeira Turma do STF apresentarão seus votos, finalizando com o presidente da Turma. Se a maioria aceitar a denúncia, os acusados se tornarão réus e o processo seguirá para as próximas fases, incluindo o julgamento.

Os acusados incluem Jair Bolsonaro, Alexandre Ramagem, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira, Walter Braga Netto e Almir Garnier. Ontem, a sessão foi aberta pelo presidente do colegiado, ministro Zanin, seguido pelo relatório de Moraes e pela manifestação do procurador-geral da República, Paulo Gonet.

As defesas foram apresentadas pela manhã, seguidas por votações de questionamentos das defesas durante a tarde, todos rejeitados.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça do Ceará absolve motoboy condenado a nove anos por estupo após vítima se retratar

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) absolveu, por unanimidade, o motoboy Jorge Luiz Freitas dos Santos, de 27 anos, que cumpria uma...

MG: delegada casada com suspeito de matar gari é afastada das funções

A delegada Ana Paula Lamego Balbino Nogueira, da Polícia Civil de Minas Gerais, teve suas funções suspensas por 60 dias. O motivo? Ela...