Trump assina decreto para fechar Departamento de Educação dos Estados Unidos

Publicado:

Donald Trump assina ordem para encerrar Departamento de Educação dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumpriu sua promessa de campanha ao assinar uma ordem executiva para iniciar o fechamento do Departamento de Educação. A iniciativa busca transferir a maior parte das responsabilidades do órgão para os estados, reduzindo a influência do governo federal na educação pública. A secretária de Educação, Linda McMahon, liderará o processo de desmantelamento do departamento, resultando na demissão de 1.315 funcionários, cerca de metade do quadro atual. Desde o início da gestão Trump, 2.200 servidores foram dispensados.

Inicialmente, Trump propôs transferir todas as responsabilidades do departamento para o Tesouro Federal, mas posteriormente recuou dessa ideia. O governo pretende realocar algumas funções, como a administração de empréstimos estudantis, para outras agências federais, enquanto os estados teriam mais autonomia na gestão das escolas.

A legislação ainda necessita de aprovação completa para o fechamento do Departamento de Educação. Apesar da maioria republicana no Congresso, a medida precisa de 60 votos no Senado, requerendo apoio de parte dos democratas, que até o momento não se mostram favoráveis. Uma pesquisa Reuters/Ipsos indicou que 65% dos americanos são contra o fechamento do departamento, enquanto 30% o apoiam.

O Departamento de Educação supervisiona cerca de 100 mil escolas públicas e 34 mil privadas nos Estados Unidos, além de ser responsável pela distribuição de recursos federais para instituições carentes, pagamento de professores de crianças com necessidades especiais, financiamento de programas de arte e infraestrutura escolar. Ademais, gerencia aproximadamente US$ 1,6 trilhão em empréstimos estudantis, fundamental para estudantes universitários de baixa renda.

Os opositores da medida afirmam que o fechamento pode prejudicar a qualidade da educação e afetar milhões de estudantes. Já Trump alega que a descentralização dará mais autonomia aos estados e comunidades locais, declarando que o sistema centralizado federal falhou e que a mudança visa eliminar ineficiências na administração pública. A decisão está em linha com a estratégia do presidente de reduzir o tamanho da máquina estatal, implementando cortes em várias agências governamentais.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Meta diz que não vai assinar regras de inteligência artificial da Comissão Europeia

A Meta, gigante da tecnologia, decidiu não assinar o Código de Conduta da Comissão Europeia para modelos de inteligência artificial de uso geral...

Congresso americano aprova redução de US$ 9 bilhões para mídia pública e ajuda externa

Na calada da madrugada, o Congresso americano, sob a égide de congressistas republicanos, aprovou um audacioso plano que resulta em uma diminuição de...

Apoiadores de Trump queimam bonés do movimento MAGA após polêmica no caso Epstein

Em um ato surpreendente de protesto, apoiadores do presidente Donald Trump decidiram queimar seus bonés do movimento Make America Great Again (MAGA) em...