Vacinação contra a gripe tem longa fila no posto de saúde da 612 Sul

Publicado:

No posto de saúde da 612 Sul, a vacinação contra a gripe (influenza) no Distrito Federal enfrentou longas filas nesta quinta-feira (27/3). Uma situação observada pelo Metrópoles que registrou a demora no atendimento. Apenas uma profissional realizava a aplicação das doses, enquanto outras duas lidavam com a documentação dos pacientes.

Em meio à espera, os idosos com mais de 80 anos eram considerados prioridade na fila. Miguel Wilson, um senhor de 80 anos, frequentador habitual do local para se vacinar, se viu pela primeira vez diante de problemas no atendimento. “A fila não andava. Com apenas uma pessoa vacinando, fica evidente a falta de organização”, criticou.

Francisco Braga, 71 anos, buscou a imunização juntamente com a esposa e após aguardar por mais de meia hora, desistiu da espera, planejando retornar em outro momento. “Se quiser se vacinar, é necessário ficar aqui pelo menos uma hora”, reclamou. “Ter somente uma pessoa aplicando as vacinas é falta de respeito. Deveriam ter mais profissionais atuando.”

Enquanto isso, Manuelino Rodrigues, 77 anos, esperava há mais de 40 minutos na fila e também estava descontente com a demora. “Acho que vou embora”. A campanha teve início na terça-feira (25/3) e neste momento, a vacinação destina-se a grupos prioritários, abrangendo idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, gestantes e professores das redes pública e privada.

Quem Deve Receber a Vacina

A vacina está disponível em mais de 100 pontos de vacinação, em todas as regiões administrativas da capital. Mais de 1,2 milhão de pessoas do Distrito Federal estão atualmente aptas a receber a vacina.

Arte: Secretaria de Saúde

A vacina contra a gripe é atualizada anualmente conforme as cepas predominantes. A recomendação é que mesmo aqueles já imunizados em anos anteriores, devem receber a nova dose. Neste ano, a proteção contempla os vírus H1N1, H3N2 e B.

Documentos Necessários

Para ser vacinado, é essencial comparecer a um dos locais de vacinação com documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. Dependendo do grupo prioritário, pode ser exigido comprovante da condição médica ou ocupacional, como crachá ou contracheque.

A vacina contra a gripe pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas, permitindo a atualização de múltiplas doses no mesmo momento.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em meio a cooptação do tráfico, prisões de indígenas disparam no AM

Nos últimos anos, o crime organizado tem buscado ativamente cooptar indígenas para atividades ilegais, como o tráfico de drogas, especialmente no norte do...

Tarcísio intensifica idas a Brasília em meio a especulações sobre 2026

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, está cada vez mais presente em Brasília, impulsionado por rumores sobre uma possível candidatura à...

Porto do Pecém bate recorde histórico e impulsiona economia cearense

Localizado a 60 km de Fortaleza, o Porto do Pecém se tornou um verdadeiro motor de desenvolvimento para a região e o Brasil....