Veja imagens dos resgates após terremoto atingir Mianmar e Tailândia

Publicado:

Após um intenso terremoto de magnitude 7,7 atingir Mianmar, refletindo-se na Tailândia e em outros países asiáticos, equipes de resgate trabalham incansavelmente para encontrar sobreviventes presos nos destroços da segunda maior cidade de Mianmar, Mandalay, devastada pelo desastre natural.

O epicentro do terremoto, que ocorreu na sexta-feira (28/3), foi próximo a Mandalay, ocasionando a queda de edifícios e danos significativos à infraestrutura da cidade, habitada por 1,5 milhão de pessoas.

No intenso esforço de resgate, enfrentam-se desafios como estradas bloqueadas, pontes destruídas, falhas de comunicação e problemas de locomoção em um país imerso em conflitos civis. Por conta disso, moradores locais lideram a busca por sobreviventes, muitas vezes com recursos limitados e sob condições climáticas extremas, com temperaturas superiores a 40ºC.

Na Tailândia, equipes de resgate se dedicam a encontrar sobreviventes nos escombros de um prédio de 30 andares em construção em Bangkok, que entrou em colapso devido ao terremoto, pegando os trabalhadores de surpresa e resultando em dezenas de pessoas presas sob os destroços.

Apoio Internacional e Humanitário

O cenário de desastre mobilizou a comunidade internacional, com a China enviando 82 equipes de resgate e prometendo US$ 13,8 milhões em ajuda humanitária de emergência. Outros países, como Índia, Coreia do Sul, Malásia e a Organização Mundial da Saúde (OMS), anunciaram apoio ao país atingido.

Líderes mundiais, como o presidente chinês Xi Jiping, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o rei Charles III do Reino Unido e o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, expressaram condolências diante da tragédia e se comprometeram a prestar auxílio.

A situação em Mianmar era crítica mesmo antes do terremoto, com milhões de deslocados devido aos conflitos internos. Organizações humanitárias alertam para a fragilidade do país diante de um desastre dessa magnitude, considerando que milhões de pessoas correm risco de fome, conforme relatório da ONU divulgado no final de janeiro.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cães farejadores ajudam a localizar mais de 26 quilos de drogas enterradas em Eunápolis

Na manhã deste sábado (26), a Operação Navalha revelou um importante passo no combate ao tráfico de drogas em Eunápolis. Em uma...

Operação Ambiental fecha local por mineração Ilegal e apreende máquinas no sudoeste baiano

Uma operação ambiental impactante no sudoeste baiano resultou no fechamento de uma área de mineração irregular na comunidade de Gameleira, em Boquira. Nesta...

Ciclista atropelada por juiz bêbado morre dois dias após acidente

Na madrugada de sábado, 26 de julho, a ciclista Thais Bonatti, de apenas 33 anos, faleceu após ser atropelada por Fernando Augusto Fontes...