Novo presidente da UPB considera “gravíssima” estiagem na Chapada Diamantina

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), enfatiza a gravidade da situação hídrica decorrente da estiagem que assola a Chapada Diamantina.

Em reunião realizada nesta terça-feira (1º), Wilson alertou para a necessidade urgente de ações tanto emergenciais quanto estruturais para combater os efeitos devastadores, exemplificados pela quase completa seca do Rio Utinga devido à prolongada estiagem.

O presidente da UPB descreveu a situação atual como mais grave do que a enfrentada no início do governo de Jerônimo, ressaltando a extrema urgência da situação. Com previsões de ausência de chuvas até novembro, a região de Wagner, em estado crítico, vê no Rio Utinga sua fonte de abastecimento de água totalmente comprometida.

Na reunião, estiveram presentes o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola; o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso; a presidente da Assembleia Legislativa, Ivana Bastos; e a presidente do Consórcio Chapada Forte, prefeita Vanessa Senna, de Lençóis. Cardoso solicitou apoio do secretário Loyola para medidas imediatas de abastecimento de água à população, bem como para a realização de obras estruturantes, como pequenas barragens, a fim de minimizar os impactos da escassez hídrica.

A prefeita Vanessa Senna destacou a necessidade de perfuração e limpeza de poços artesianos, além da utilização de cisternas para enfrentar a crise. Com as aulas suspensas em Wagner, a situação é descrita como extremamente delicada pela gestora do Consórcio Chapada Forte. O prefeito de Souto Soares, Doutor Lucas, também alertou para a quase seca do Rio Tijuco, fonte de abastecimento do município. O prefeito de São Gabriel, Mateus Machado, também participou da discussão.

Em resposta, Adolpho Loyola se comprometeu a implementar ações do governo estadual e federal para mitigar os impactos da estiagem.

Colabore: Junte-se ao esforço coletivo para superar a crise hídrica, contribuindo com medidas de conservação da água e seguindo as orientações de órgãos competentes para o uso consciente desse recurso essencial.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Médico é preso na Chapada suspeito de abuso sexual contra pacientes e ex-auxiliar durante atendimentos

Um médico clínico geral, 29 anos, foi preso na manhã desta terça-feira (3) em Seabra, na Chapada Diamantina, durante a Operação Praesidium. Ele...

Ivete Sangalo fala sobre mansão em Juazeiro e ‘presente’ para filhos: “É um sonho na minha vida”

Ivete Sangalo voltou a falar sobre o imóvel às margens do Rio São Francisco, em Juazeiro. A casa, assinada pelo arquiteto Gabriel Lustosa,...

Mulher é encontrada morta na zona rural de Itambé após sair para encontro

Itambé, Bahia – uma mulher de 30 anos, Stefany de Oliveira Nascimento, foi encontrada morta em Itambé, no Médio Sudoeste baiano, após sair...