Operação Kariri: Seis pessoas são condenadas por organização criminosa e lavagem de dinheiro em Feira de Santana

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um grupo familiar envolvido em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Feira de Santana foi condenado pela Justiça após denúncia do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) na ‘Operação Kariri’. Os condenados, que atuavam na região há décadas, abastecendo o mercado de drogas e lavando os lucros do crime com aquisição de imóveis de luxo e fazendas, receberam penas de até 16 anos de prisão. Cabe recurso e, por decisão judicial, poderão recorrer em liberdade.

A sentença, proferida pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Feira de Santana, inclui o confisco definitivo de diversos bens, como 11 imóveis, 15 veículos e mais de 500 cabeças de gado, avaliados em até R$ 50 milhões após perícia.

Rener Umbuzeiro, falecido líder da organização criminosa, teve sua esposa Niedja Maria de Lima Souza Umbuzeiro e sua filha Larissa Gabriela Lima Umbuzeiro condenadas a 16 anos e seis meses de prisão, como principais responsáveis pelo núcleo financeiro e pela lavagem de dinheiro. Além delas, Clênia Maria Lima Bernardes, Paulo Victor Bezerra Lima, Gabriela Raizila Lima de Souza e Robélia Rezende de Souza também foram condenados.

O esquema criminoso, segundo a denúncia do MPBA, envolvia o uso de “laranjas” para ocultar bens e movimentar dinheiro de forma dissimulada. Investigação comprovou a ligação dos réus com lavagem de dinheiro proveniente do tráfico, através de apreensões de maconha e evidências de plantio.

A sentença detalha a participação de cada réu nos crimes, apresentando provas obtidas em investigações policiais, relatórios financeiros de inteligência, interceptações telefônicas, documentos de transações bancárias e imobiliárias, além de depoimentos.

00
Foto: Reprodução / Redes sociais

A condenação do grupo criminoso na ‘Operação Kariri’ destaca mais um importante passo no combate ao crime organizado. A sociedade e as autoridades competentes seguem firmes no propósito de garantir a segurança e a legalidade, reafirmando a importância da Justiça em coibir atividades ilícitas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mecânico desaparecido após proposta de serviço é encontrado morto em via pública de Camaçari

As autoridades policiais confirmaram a localização do corpo do jovem Matheus Balbino Rodrigues Santos, de 29 anos, empresário e proprietário de uma oficina...

Ataque de piranhas deixa feridos em Iaçu e prefeitura deve interditar trecho do Rio Paraguaçu

Um ataque de piranhas deixou pelo menos dez pessoas feridas em um trecho do Rio Paraguaçu, no distrito de João Amaro, município de...

Passageiros enfrentam dificuldade para pedir carros de aplicativo para nova Rodoviária de Salvador; entenda

Após a inauguração da nova Rodoviária de Salvador, na última terça-feira (20), passageiros que utilizam carros por aplicativo, como Uber e 99, têm...