Longevidade: entenda por que as mulheres vivem mais

Publicado:

Os dados divulgados pelo IBGE no final de 2023 apontam que a expectativa de vida ao nascer no Brasil atingiu 75,5 anos em 2022. No entanto, as mulheres lideram nesse quesito, com uma média de 79 anos, em comparação com os 72 anos dos homens. Esta disparidade, que é observada globalmente, independentemente de condições econômicas, sociais ou culturais, envolve uma interação complexa de fatores biológicos, comportamentais e sociais.

Estudos indicam que diferenças biológicas, tais como hormônios e cromossomos, desempenham um papel significativo na longevidade. Além disso, aspectos comportamentais, como a adoção de hábitos saudáveis, são essenciais. Mulheres tendem a realizar consultas médicas regulares, seguir dietas equilibradas e se exercitar com frequência, o que contribui para uma vida mais longa e saudável. A médica geriatra Polianna Souza ressalta a importância desses cuidados preventivos e da resiliência feminina diante de desafios de saúde, fatores que favorecem uma vida mais longa e com maior qualidade.

Para mais informações, visite o Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles. Acompanhe as novidades da editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp para obter conteúdos exclusivos e relevantes sobre o tema!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vendas para os EUA caem desde início do tarifaço, mas mesmo assim Brasil bate recorde em volume exportado

Apesar da imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos, as exportações do Brasil em setembro atingiram US$ 30,531 bilhões....

Deputados da AL-BA preparam comitiva para participar de feira internacional de chocolate em Paris

Uma comitiva de quatro deputados estaduais está se organizando para participar da Feira Internacional de Chocolate, que acontece em Paris no final de...