TJ-BA estabelece novas regras para agilizar regularização fundiária na Bahia e garantir moradia digna

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) anunciou uma nova portaria, publicada nesta quinta-feira (3), que redefine as diretrizes dos núcleos responsáveis pela regularização fundiária no estado. Assinada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Roberto Maynard Frank, e pela corregedora das Comarcas do Interior, desembargadora Pilar Célia Tobio de Claro, a medida tem como objetivo acelerar a regularização de terras urbanas e rurais, assegurando o direito à moradia e reduzindo conflitos de posse.

O documento estipula que o Deverá atuar o Núcleo de Regularização Fundiária (NUREF), vinculado à Corregedoria-Geral da Justiça, e a Coordenadoria de Regularização Fundiária (COREF), subordinada à Corregedoria das Comarcas do Interior. Segundo o TJ-BA, esses órgãos terão a missão de auxiliar prefeituras na regularização de áreas ocupadas de forma irregular, como favelas e regiões rurais sem titulação, em conformidade com o programa “Solo Seguro – Favela”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Conforme a norma, as responsabilidades do núcleo incluem: apoiar municípios na elaboração de projetos de regularização, fiscalizar cartórios para evitar entraves nos registros de imóveis, integrar dados ao Sistema Nacional de Registro (ONR) para aumentar a transparência e estabelecer parcerias com universidades e entidades técnicas para agilizar os processos.

O NUREF será composto por um juiz-diretor, um coordenador, um secretário e 15 servidores cedidos por municípios que firmarem acordo com o TJ-BA. A COREF, responsável pelas regiões do interior, terá um juiz-supervisor, um secretário e até cinco servidores municipais. A portaria também permite a contratação de estagiários de pós-graduação e a colaboração de especialistas externos, como universidades e órgãos ambientais.

De acordo com o TJ-BA, o êxito da medida dependerá da adesão das prefeituras, pois muitas enfrentam desafios técnicos e orçamentários para mapear e titular áreas irregulares.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foragido por tráfico é capturado após reconhecimento facial em praia de São Tomé de Paripe

Uma operação integrada entre o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) e a 19ª Companhia Independente da PM (CIPM) resultou, na manhã desta...

Do crochê ao brilho dourado, confira looks do público que celebra a chegada de 2026 no Virada Salvador

A última noite do Festival Virada Salvador 2026, nesta quarta-feira (31), ficou marcada pela criatividade dos looks na Arena O Canto da Cidade....

Xanddy Harmonia destaca o samba de roda como base de sua trajetória musical no Festival Virada Salvador 2026

Festival Virada Salvador 2026 chega ao último dia de programação. Antes de subir ao palco principal nesta quarta-feira, 31, o cantor Xanddy Harmonia,...