Vice-governadora do DF vai a ato de anistia ao 8 de Janeiro em SP

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Vice-governadora do Distrito Federal marca presença em evento em São Paulo pela anistia ao 8 de Janeiro

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), compareceu a um ato pela anistia dos envolvidos no 8 de Janeiro, que ocorreu na Avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo. O evento foi convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores, que buscam exercer pressão popular para persuadir o Congresso Nacional a aprovar a medida.

Através das redes sociais, Celina compartilhou fotos ao lado dos governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil); de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); e do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).

O evento também contou com a presença de uma multidão, além de Bolsonaro e da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro.


Contexto do Evento:

  • Em 8 de janeiro, manifestantes invadiram os Três Poderes da República e danificaram os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF, em Brasília.
  • Celina Leão assumiu temporariamente o governo do DF após o afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB), por ordem do ministro Alexandre de Moraes.
  • A alta cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal e da Secretaria de Segurança Pública do DF foi detida e investigada por suspeita de favorecimento ao ato antidemocrático.
  • Segundo o Código Penal Brasileiro, anistia é o perdão de crimes cometidos por determinadas pessoas ou grupos.
  • A Constituição Federal veda a anistia a crimes hediondos. No entanto, no caso dos envolvidos no 8 de Janeiro, os crimes em questão envolvem associação criminosa, atos contra o Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, além de danos ao patrimônio público.

Além da vice-governadora, outros políticos do Distrito Federal marcaram presença no evento em prol da anistia. Entre eles estão os senadores Damares Alves (Republicanos) e Izalci Lucas (PL); a deputada federal Bia Kicis (PL); e o deputado distrital Thiago Manzoni (PL).

Proposto pelo deputado Major Victor Hugo (PL-GO), o texto original da anistia prevê o perdão para todos os participantes de manifestações em território nacional de 30 de outubro de 2022 em diante, após a sanção da lei.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com show de Puma Rodríguez, Vasco vence Boa Vista no Cariocão

<meta name="description" content="Pela 4ª rodada do Carioca, Vasco da Gama vence o Boa Vista por 3 x 0 no Estádio Elcyr Resende. Gols...

Fluminense aproveita erros do Flamengo e vence clássico no Carioca

No Fla-Flu da 4ª rodada do Campeonato Carioca, o Tricolor das Laranjeiras derrotou o Flamengo por 2 x 1 no Maracanã. A partida, realizada...

Zelensky pede mais apoio militar após bombardeios russos a Kiev

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu neste domingo (25/1) mais apoio em defesa aérea aos aliados, enquanto centenas de prédios em Kiev...