Sindicato aponta irregularidades em PL de reestruturação do TCM-BA que tramita na Assembleia Legislativa

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Sindicato aponta irregularidades em PL de reestruturação do TCM-BA que tramita na Assembleia Legislativa

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado e dos Municípios da Bahia (Sindcontas) identificou problemas no Projeto de Lei nº 25.635/2024, que propõe mudanças no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) e cria o Fundo de Reaparelhamento e Modernização da Corte. De acordo com o Sindcontas, o PL possui dois artigos que geraram controvérsias.

O primeiro ponto em questão é o artigo 4º, que estabelece equiparação salarial entre os auditores do TCM e os juízes de direito de instância superior, instituindo remuneração por subsídio, seguindo o padrão da magistratura.

A segunda questão controversa está no artigo 16º, que introduz o artigo 19-B ao plano de cargos atual, criando a Gratificação por Tempo de Serviço (RTS) apenas para ocupantes de cargos comissionados que não fazem parte do quadro efetivo, conhecidos como “alienígenas”.

Segundo o projeto, “Art. 19-B – É garantido ao servidor ocupante de cargo comissionado, sem vínculo efetivo no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia ou no serviço público, o recebimento de 01 (um) vencimento base por ano trabalhado e 1/12 (um doze avos) por mês subsequente, a título de Retribuição por Tempo de Serviço – RTS”.

O sindicato ressalta que a gratificação já foi considerada inadequada pelo próprio TCM em situações anteriores. O Sindcontas menciona um Termo de Ocorrência do processo nº 30.799/12, no qual foi avaliada a regularidade das contas da Câmara Municipal de Salvador, como exemplo dessa irregularidade.

Os dirigentes do Sindcontas afirmam que, embora o projeto contenha melhorias administrativas, aspectos como a equiparação dos auditores aos juízes e a RTS exclusiva para os comissionados sem vínculo efetivo infringem os Princípios da Administração Pública e a integridade do controle externo.

A entidade também informou que está em contato com os deputados estaduais para evitar a progressão de partes inconstitucionais e preservar a reputação do Tribunal de Contas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foragido por tráfico é capturado após reconhecimento facial em praia de São Tomé de Paripe

Uma operação integrada entre o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) e a 19ª Companhia Independente da PM (CIPM) resultou, na manhã desta...

Do crochê ao brilho dourado, confira looks do público que celebra a chegada de 2026 no Virada Salvador

A última noite do Festival Virada Salvador 2026, nesta quarta-feira (31), ficou marcada pela criatividade dos looks na Arena O Canto da Cidade....

Xanddy Harmonia destaca o samba de roda como base de sua trajetória musical no Festival Virada Salvador 2026

Festival Virada Salvador 2026 chega ao último dia de programação. Antes de subir ao palco principal nesta quarta-feira, 31, o cantor Xanddy Harmonia,...