Covid-19: casos da doença diminuem 7,58% na média móvel; influenza e VSR aumentam no país

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Recentemente, o Brasil registrou 168.217 casos de covid-19 e 1.092 óbitos pela doença, de acordo com o boletim da Semana Epidemiológica (SE) 13 do Ministério da Saúde. Na última semana, 3.779 novos casos foram confirmados, resultando em 33 mortes. Os dados apontam uma diminuição de 7,58% nos casos da doença e 0,25% nos óbitos em comparação com a semana anterior. Por outro lado, houve um aumento nos casos de influenza e Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

Entre os estados com maior incidência de covid-19 estão Goiás, Distrito Federal, Roraima, Tocantins e Mato Grosso do Sul, com taxas variando de 3,87 a 30,69 casos por 100 mil habitantes.

No que diz respeito à vigilância de síndromes gripais, foi observada uma tendência de aumento na positividade dos vírus Influenza, especialmente Influenza B e Influenza A (H1N1). Além disso, o boletim destaca o aumento de influenza A nas regiões Nordeste e Sudeste, enquanto influenza B se manteve estável em todas as regiões.

Em relação à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), foram notificados 12.025 casos hospitalizados em 2025, com destaque para VSR (41%), rinovírus (30%) e covid-19 (11%) como vírus predominantes. Quanto aos óbitos por SRAG, 48% foram atribuídos à covid-19, seguidos por influenza A e rinovírus, com 16% cada, e um aumento significativo nas mortes por influenza A na última semana.

O Boletim InfoGripe da SE 13 revela que 11 unidades da federação apresentam incidência de SRAG em níveis de alerta, risco ou alto risco, com uma tendência de crescimento a longo prazo até o momento. Estados como AC, AP, BA, DF, ES, GO, MA, MS, PA, RN e RR se destacam nesse cenário, juntamente com outros estados com sinais de estabilização ou oscilação na tendência.

No caso de crianças de até dois anos, o crescimento de SRAG em estados como AC, AP, DF, GO, ES, MG e SP está associado ao VSR, conforme informações do Boletim.

Vacinação contra a Gripe em Andamento

A campanha nacional de vacinação contra a influenza, iniciada pelo Ministério da Saúde, tem como meta imunizar 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças, idosos, gestantes e outros segmentos. A vacina, disponível na rede pública, protege contra três tipos de vírus influenza e ajuda a reduzir os casos graves e óbitos causados pela gripe.

A distribuição das vacinas começou em março e prevê o envio de 35 milhões de doses aos estados das regiões Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste até o final de abril.

Confira o painel interativo do Brasil 61 com base nos dados do Ministério da Saúde sobre casos e óbitos por Covid-19 no Brasil

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...