Salvador possui 101 equipamentos tombados pelo Iphan com primeiros registros em 1938; veja lista

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Salvador, capital baiana, se destaca como um verdadeiro tesouro histórico do Brasil, com 101 equipamentos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Desde 1938, quando os primeiros registros foram feitos, a cidade abriga um patrimônio único que inclui monumentos icônicos como o Convento e Igreja de Nossa Senhora da Lapa, o Convento Igreja do Desterro, a Igreja Matriz de Monte Serrat e o Mosteiro e Igreja da Graça.

Os últimos tombamentos realizados remontam aos anos 2000, com destaques como o Teatro Castro Alves, tombado em 2003, e a cidade baixa que foi tombada em 2008 em seu conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico. Além disso, entre 2002 e 2005, foram preservados o Terreiro de Candomblé Ilê Axé Oxumaré, o Terreiro Tumba Junsara, a Igreja de Nossa Senhora da Vitória e seu acervo móvel e integrado.

Fachada do TCA Foto Adenor Gondim

Teatro Castro Alves, tombado em 2003 | Foto: Iphan

468460275 18363287362140021 3131697727342043961 n

Terreiro de Candomblé Ilê Axé Oxumaré | Foto: Divulgação

Destaque ainda para os quatro Fortes tombados em Salvador: Forte da Gamboa, Forte de Santa Maria, Forte de Santo Antônio da Barra e Forte de São Marcelo. Estes monumentos fazem parte do riquíssimo legado histórico da cidade.

Recentemente, um acidente trágico chamou atenção para a importância da preservação desses patrimônios. Após o colapso na Igreja de São Francisco de Assis, que resultou no falecimento de uma turista e ferimentos em outras pessoas, medidas emergenciais foram tomadas. O templo, representante do barroco brasileiro e tombado como patrimônio histórico pelo Iphan, permanece interditado para garantir a segurança de visitantes e moradores.

O Iphan mantém uma lista com mais de 2,5 mil itens em todo o Brasil, incluindo imóveis diversos, conjuntos arquitetônicos e acervos artísticos. Entre os registros mais antigos, datados de 1938, está a própria Igreja de São Francisco de Assis, um símbolo da preservação histórica e cultural do país.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Militar da Bahia anuncia reforço de efetivo em bairros de Salvador; saiba quais

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) confirmou o reforço do policiamento ostensivo nos bairros de Pau da Lima, São Domingos, Marechal Rondon e...

Mapa revela os 23 países mais perigosos do mundo para viajar em 2026

Viajar pelo mundo em 2026 envolve muito mais do que escolher o destino dos sonhos. Questões como segurança, estabilidade política e acesso à...

Medo de agulha teria levado pescador a recusar atendimento na UPA antes de morrer por mal súbito no mar do Prado

Prado, Extremo Sul da Bahia – Um pescador morreu na manhã deste sábado,...