Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprova cassação do mandato de Glauber Braga

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Após intensas seis horas de debates acalorados, o Conselho de Ética votou pela cassação do mandato do deputado Glauber Braga (Psol-RJ), com 13 votos a favor e cinco contra. O relatório favorável à cassação, elaborado pelo deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), foi aprovado pela maioria dos membros.

O presidente do Conselho de Ética, Leur Lomanto Filho (União-BA), informou que o processo seguirá para o plenário da Câmara, mas Glauber Braga pretende recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Decidido a se manter na Câmara dos Deputados, Glauber Braga anunciou que entrará em greve de fome como forma de protesto durante todo o processo de cassação.

“Essa cassação é puramente ideológica e política”, protestou o deputado Chico Alencar (Psol-RJ).

Parlamentares do Psol, PT e PCdoB protestaram alegando que a não abertura da ordem do dia do plenário até as 18h20 indicava um possível acordo para a cassação, envolvendo até o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Quando a ordem do dia é iniciada, as sessões nas comissões são encerradas.

Durante a acalorada sessão, houve debates acalorados entre deputados de direita e esquerda. Em um momento, manifestantes presentes no Conselho de Ética clamaram por “sem anistia” após uma discussão entre Guilherme Boulos e parlamentares conservadores.

Em tom de confronto, Boulos rebateu chamando um deputado de “marmitinha” e declarou: “marmita é o que você vai levar ao Bolsonaro quando ele estiver na Papuda”.

Glauber é acusado de quebrar o decoro parlamentar por ter expulsado de forma agressiva um militante do Movimento Brasil Livre (MBL) em abril de 2024.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tragédia: Menino com autismo morre afogado em lago após fugir de casa na cidade de Eunápolis

Em Eunápolis, na Bahia, um menino de 11 anos morreu afogado em uma lagoa no...

Mãe do cantor Bruno, da dupla Bruno e Marrone, Dona Anita morre aos 81 anos por síndrome respiratória

Ana Félix de Miranda, conhecida como Dona Anita, era mãe do cantor Bruno da dupla Bruno e...

“Um pouco de dignidade”, diz advogado sobre velório de jovem arrastada

Tainara Souza Santos, 30 anos, faleceu após ser atropelada e arrastada por um carro dirigido pelo ex-namorado. Ela esteve internada desde 30 de...