Justiça acata pedido do CFM e suspende permissão de farmacêuticos para prescrever anticoncepcional

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) concordou com o Conselho Federal de Medicina e suspendeu a autorização para os farmacêuticos prescreverem medicamentos contraceptivos hormonais, conforme estabelecido em resolução do Conselho Federal de Farmácia. A determinação foi proferida pelo desembargador federal Jamil Rosa de Jesus Oliveira, na última terça-feira (8).

A decisão foi baseada em um recurso do CFM contra a negativa da 21ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal, que havia rejeitado, em junho de 2024, a solicitação de liminar do CFM para suspender a norma.

O Conselho de Medicina argumenta que os farmacêuticos não possuem habilitação para exercer tal prática médica, alegando que atos médicos realizados por profissionais não qualificados representam sérios riscos à saúde da população.

O CFM salienta que a prescrição de medicamentos é uma competência exclusiva dos médicos, enfatizando que tal decreto vai de encontro ao entendimento do Supremo Tribunal Federal.

Impactos da Decisão

A decisão favorável ao CFM reforça a importância da qualificação e responsabilidade na prescrição de medicamentos, resguardando a saúde e bem-estar da população. Permanecer atento a questões relacionadas à prática médica é fundamental para assegurar a segurança e a qualidade dos serviços prestados.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ação contra tráfico internacional: PF prende suspeito no Liberdade I em Teixeira com arma e dinheiro em espécie

Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, recebeu nesta manhã de quarta-feira a operação de uma decisão da Polícia Federal voltada ao...

Operário morre após queda em obra de colégio militar no Sul baiano

Um operário morreu após cair da cobertura do Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão, em Ilhéus, no Litoral Sul. O acidente ocorreu durante...

Senado aprova PL Antifacção com penas mais duras a organizações criminosas e taxa sobre bets

1. Senado aprovou o PL Antifacção, endurecendo penas para organizações criminosas e criando novos mecanismos de financiamento para ações de segurança pública. A...