Justiça acata pedido do CFM e suspende permissão de farmacêuticos para prescrever anticoncepcional

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) concordou com o Conselho Federal de Medicina e suspendeu a autorização para os farmacêuticos prescreverem medicamentos contraceptivos hormonais, conforme estabelecido em resolução do Conselho Federal de Farmácia. A determinação foi proferida pelo desembargador federal Jamil Rosa de Jesus Oliveira, na última terça-feira (8).

A decisão foi baseada em um recurso do CFM contra a negativa da 21ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal, que havia rejeitado, em junho de 2024, a solicitação de liminar do CFM para suspender a norma.

O Conselho de Medicina argumenta que os farmacêuticos não possuem habilitação para exercer tal prática médica, alegando que atos médicos realizados por profissionais não qualificados representam sérios riscos à saúde da população.

O CFM salienta que a prescrição de medicamentos é uma competência exclusiva dos médicos, enfatizando que tal decreto vai de encontro ao entendimento do Supremo Tribunal Federal.

Impactos da Decisão

A decisão favorável ao CFM reforça a importância da qualificação e responsabilidade na prescrição de medicamentos, resguardando a saúde e bem-estar da população. Permanecer atento a questões relacionadas à prática médica é fundamental para assegurar a segurança e a qualidade dos serviços prestados.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Operação Carnaval: 16 detentos são transferidos da 1ª Delegacia para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas: 16 detentos são transferidos para CPTF no início da Operação Verão Teixeira de Freitas – Na manhã desta sexta-feira (13), a...

Homem com mandado de prisão em aberto conduzindo mototáxi é detido no circuito

Um homem com mandado de prisão em aberto por homicídio foi detido pela Guarda Civil Municipal (GCM) na madrugada desta sexta-feira, 13, ao...

Padre sobre ex-piloto que matou Rodrigo: “Deus dê o que ele merece”. Veja vídeo

Caso Rodrigo Castanheira: prisão mantida e desdobramentos judiciais em Vicente Pires (DF) Um incidente registrado na noite de 22 de janeiro, em Vicente Pires,...