VÍDEO: Deputada federal indígena passa mal após inalar gás de pimenta em manifestação

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL) passou por uma situação delicada ao ser atingida por gás de pimenta durante um conflito entre indígenas e policiais do Congresso Nacional.

No final da tarde, indígenas que participavam do Acampamento Terra Livre (ATL) em Brasília se manifestavam próximo ao Ministério da Saúde. Posteriormente, uma parte do grupo avançou em direção ao Congresso Nacional e foi contida pelos policiais legislativos com o uso de bombas de gás.

Em comunicado, a Câmara dos Deputados acusou os manifestantes de romperem a “linha de defesa da Polícia Militar do Distrito Federal”, além de derrubarem “as grades e invadirem o gramado do Congresso Nacional”.

“Além de aprovar leis inconstitucionais, o Congresso ataca os povos indígenas e até seus próprios deputados. A deputada indígena Célia Xakriabá (PSOL) e várias outras pessoas foram feridas ao serem expostas a gás de pimenta e bombas de efeito moral, em um local que deveria representar a casa da democracia. Lamentamos o uso desnecessário de substâncias químicas contra manifestantes, incluindo mulheres, idosos, crianças e líderes tradicionais”, destacou a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) em comunicado.

A situação vivida pela deputada Célia Xakriabá exemplifica os desafios enfrentados pelos povos indígenas na luta por seus direitos e respeito à sua cultura. É fundamental que manifestações pacíficas sejam garantidas sem o uso desproporcional de força, preservando assim a integridade física e moral de todos os envolvidos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Astro do Discovery Channel é acusado de matar colega de cela

Chad Ollinger, apresentador do Discovery Channel, é acusado de matar um colega de cela em um presídio de Las Vegas, nos EUA. O...

Suprema Corte do Chile afasta três ministros em quatro meses por questões de parcialidade e relações impróprias

Três ministros da Suprema Corte do Chile foram destituídos entre outubro e dezembro de 2024. Em dois casos, o Senado afastou os magistrados...

Haddad garantiu projetos do IR e reforma tributária, mas fracassou em fazer avançar lista de prioridades de 2025

Meta descrição: Governo Lula apresenta uma agenda de prioridades para 2025 com 25 medidas, incluindo a maior vitória para a população na faixa...