VÍDEO: Deputada federal indígena passa mal após inalar gás de pimenta em manifestação

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL) passou por uma situação delicada ao ser atingida por gás de pimenta durante um conflito entre indígenas e policiais do Congresso Nacional.

No final da tarde, indígenas que participavam do Acampamento Terra Livre (ATL) em Brasília se manifestavam próximo ao Ministério da Saúde. Posteriormente, uma parte do grupo avançou em direção ao Congresso Nacional e foi contida pelos policiais legislativos com o uso de bombas de gás.

Em comunicado, a Câmara dos Deputados acusou os manifestantes de romperem a “linha de defesa da Polícia Militar do Distrito Federal”, além de derrubarem “as grades e invadirem o gramado do Congresso Nacional”.

“Além de aprovar leis inconstitucionais, o Congresso ataca os povos indígenas e até seus próprios deputados. A deputada indígena Célia Xakriabá (PSOL) e várias outras pessoas foram feridas ao serem expostas a gás de pimenta e bombas de efeito moral, em um local que deveria representar a casa da democracia. Lamentamos o uso desnecessário de substâncias químicas contra manifestantes, incluindo mulheres, idosos, crianças e líderes tradicionais”, destacou a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) em comunicado.

A situação vivida pela deputada Célia Xakriabá exemplifica os desafios enfrentados pelos povos indígenas na luta por seus direitos e respeito à sua cultura. É fundamental que manifestações pacíficas sejam garantidas sem o uso desproporcional de força, preservando assim a integridade física e moral de todos os envolvidos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Suspeito de furto fica preso de cabeça para baixo em portão e é resgatado pelo Corpo de Bombeiros na Graça

Na madrugada deste domingo (8), no bairro da Graça, em Salvador, um homem suspeito de tentativa de furto ficou com a cabeça para...

O crescimento do populismo no mundo (por Gaudêncio Torquato)

Populismo global: causas, impactos e leitura crítica O populismo, que antes era um fenômeno esporádico, tornou-se uma força global. De Donald Trump nos Estados...

Arthur Lira avalia recorrer ao STF contra autorização de acareação com deputado baiano

O entorno do ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tem defendido a apresentação de um recurso ao STF para contestar a decisão que...