Escritor e Nobel de Literatura, Mario Vargas Llosa morre aos 89 anos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

No último domingo, aos 89 anos, faleceu em Lima o renomado escritor peruano Mario Vargas Llosa, uma das maiores referências da literatura latino-americana. A notícia foi confirmada pelo seu filho nas redes sociais.

Segundo a publicação, Vargas Llosa partiu “pacificamente” e rodeado pela sua família. Seu filho expressou que embora sua ausência entristeça parentes, amigos e leitores em todo o mundo, todos podem encontrar consolo no fato de que ele teve uma vida longa, cheia de aventuras e deixou para trás uma obra imortal.

Damos com grande pesar a notícia do falecimento de nosso pai, Mario Vargas Llosa, em Lima, cercado pela família.@morganavll pic.twitter.com/c6HgEfyaIe

— Álvaro Vargas Llosa (@AlvaroVargasLl) 14 de abril de 2025

A família informou que não haverá cerimônias públicas de velório, preservando a privacidade para despedidas íntimas. Atendendo ao seu desejo, o corpo do autor será cremado.

Lenda do Nobel de Literatura

Galardoado com o Prêmio Nobel de Literatura em 2010, Varga Llosa é reverenciado como um dos gigantes literários da sua época, deixando uma extensa obra, incluindo clássicos como “Tia Julia e o Escrevinhador”, “Conversas no Catedral” e “A Festa do Bode”.

Nascido em 1936 em Arequipa, Peru, filho de uma família de classe média, mudou-se para Paris em 1959, onde iniciou sua célebre carreira literária. Sua consagração veio com o lançamento de “A Cidade e os Cachorros” em 1963, seguido de sucessos como “Conversas no Catedral” em 1969.

Ao lado de Julio Cortázar e Gabriel Garcia Marquez, Vargas Llosa fez parte do movimento literário conhecido como “boom” latino-americano. Divergindo de seus contemporâneos mais à esquerda, o autor se distinguiu por suas perspectivas liberais e alinhadas à direita.

Em uma palestra em Montevidéu, Uruguai, em 2022, o escritor comentou sobre a situação política do Brasil, manifestando preferência pela vitória do então candidato Jair Bolsonaro em detrimento de Luiz Inácio Lula da Silva.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Minha comunicação pessoal não tem vínculo com a ABDI”, diz Cappelli

O presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, afirmou que a comunicação pessoal dele não tem qualquer vínculo com o órgão público. Na quinta-feira, 11 de...

Otto Alencar diz que projeto da dosimetria só avança no Senado se for restrito aos condenados do 8 de janeiro

O senador Otto Alencar (PSD-BA) afirmou que o projeto sobre dosimetria das penas só avançará no Senado se for expressamente limitado aos condenados...

Prefeito de São Bernardo do Campo vira réu por corrupção

Justiça de São Paulo tornou réu Marcelo de Lima Fernandes, prefeito de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, por suspeita de corrupção....