Nvidia fabricará supercomputadores de IA nos EUA e prevê produção de até US$ 500 bi em 4 anos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Nvidia surpreende o mercado ao anunciar a fabricação inédita de supercomputadores de inteligência artificial (IA) nos Estados Unidos. Em uma parceria estratégica, a empresa planeja estabelecer operações no Arizona e no Texas para desenvolver essa inovadora infraestrutura tecnológica.

Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia, destacou a importância desse marco ao afirmar: “Os motores da infraestrutura de IA do mundo estão sendo construídos nos Estados Unidos pela primeira vez”.

A produção dos chips Blackwell, fundamentais para sistemas avançados de IA, já está em andamento nas instalações da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) em Phoenix. Além disso, em um prazo de 12 a 15 meses, fábricas operadas por Foxconn, em Houston, e Wistron, em Dallas, estarão em pleno funcionamento no Texas.

A Nvidia destaca a necessidade de uma cadeia de suprimentos altamente especializada, com tecnologias de empacotamento, montagem e testes avançadas. Acordos estratégicos com empresas como Amkor e SPIL, atuando no Arizona, garantem o suporte necessário para essa demanda crescente.

No horizonte dos próximos quatro anos, a empresa planeja a fabricação de até US$ 500 bilhões em infraestrutura de IA nos EUA. Esses supercomputadores serão a base das “fábricas de IA”, data centers dedicados ao desenvolvimento e operação de modelos de inteligência artificial. A Nvidia planeja a construção de várias dessas instalações, com potencial para gerar centenas de milhares de empregos e trilhões de dólares em impacto econômico.

Além disso, a empresa promete utilizar tecnologias inovadoras, como o Omniverse, que cria representações digitais de fábricas, e os robôs autônomos Isaac GR00T, para otimizar a eficiência produtiva.

“A manufatura americana nos ajuda a atender à demanda crescente por chips de IA, fortalece nossa cadeia e aumenta nossa resiliência”, concluiu Huang.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula defende rigidez em regulação universal da IA em entrevista à TV indiana

Siga o Olhar Digital no Google Discover Tudo sobre Inteligência Artificial Nesta sexta-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula...

Nova taxa de Trump não contempla minerais críticos e outros; confira

Olhar Digital> Pro> Nova taxa de Trump não contempla minerais críticos e outros; confira Pro ...

IA em 2026 gerencia energia, faz compras e organiza sua rotina sozinha

Siga o Olhar Digital no Google Discover A inteligência artificial vai mudar sua rotina em 2026 de maneiras que transformam radicalmente a interação com...