Vacinação nas escolas públicas: ação vai até 25 de abril

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nesta segunda-feira (14), o Ministério da Saúde iniciou a campanha de vacinação em escolas públicas de 5.544 municípios em todas as regiões do país. O principal objetivo é atualizar a caderneta de vacinação dos estudantes, com foco em crianças e jovens de até 15 anos. A ação, que se estende até 25 de abril, busca vacinar quase 30 milhões de estudantes em todo o Brasil, atingindo cerca de 90% desse grupo-alvo nas escolas participantes.

Além disso, a campanha visa:

  • ampliar a cobertura vacinal;
  • prevenir doenças evitáveis por meio da imunização;
  • combater informações equivocadas que possam levar à recusa da vacina;
  • conscientizar sobre a importância da imunização.

Essa iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola, estabelecido em 2007 pelos Ministérios da Saúde e da Educação, abrangendo 27,8 milhões de estudantes de 109,8 mil escolas, o que representa 80% das instituições de ensino público do país.

Doses e Aplicação das Vacinas

De acordo com a faixa etária recomendada para cada imunizante, serão administradas doses das seguintes vacinas nas escolas:

  • febre amarela;
  • tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
  • DTp (tríplice bacteriana);
  • meningocócica ACWY;
  • HPV [Papilomavírus Humano].

A aplicação das vacinas será realizada exclusivamente por equipes do Sistema Único de Saúde (SUS), requerendo a autorização dos pais ou responsáveis para a imunização dos alunos.

As equipes de saúde vacinarão os estudantes nas próprias escolas ou, se necessário, as instituições de ensino os encaminharão a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), sempre com consentimento dos responsáveis legais.

Profissionais de saúde também verificarão as cadernetas de vacinação, alertando sobre a necessidade de atualização das doses aos pais e responsáveis.

O Ministério da Saúde recomenda que as escolas informem os pais sobre a data da vacinação na unidade escolar, para que possam assinar o termo de consentimento e enviar a caderneta de vacinação para atualização.

Registro na Caderneta de Vacinação

A partir deste ano, a vacinação nas escolas passa a ser reconhecida como uma estratégia específica de imunização e as doses aplicadas serão registradas sob a opção “Vacinação Escolar” para facilitar o acompanhamento e avaliação da iniciativa.

Versão Digital da Caderneta de Saúde da Criança

Uma novidade é a disponibilização da versão digital da caderneta de Saúde da Criança, que envia alertas às famílias sobre a vacinação das crianças. Integrada ao aplicativo Meu SUS Digital, a caderneta permite acesso às doses anteriores e à previsão das próximas, além de enviar lembretes para a vacinação.

Como acessar a Caderneta Digital de Saúde da Criança:

  • Instale o aplicativo Meu SUS Digital gratuitamente nas lojas oficiais; (Ou acesse a versão web)
  • Entre na sua conta com seu CPF e senha do Gov.br;
  • Na tela inicial, clique em Miniapps e escolha “Caderneta da Criança”, adicione uma nova criança e aceite os termos;
  • Forneça o CPF e senha do Gov.br da criança para vincular as informações.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...