Comissão do Senado cobra redes sociais após menina morrer em desafio

Publicado:

A Comissão do Senado cobra redes sociais após menina morrer em desafio

Arquivo pessoal/Reprodução

Sarah Raíssa Pereira de Castro morreu aos 8 anos
1 de 1 Sarah Raíssa Pereira de Castro morreu aos 8 anos – Foto: Arquivo pessoal/Reprodução

A Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH) enviou um ofício a duas redes sociais, nesta terça-feira (15/4), cobrando explicações sobre a disseminação de conteúdos prejudiciais à integridade de crianças e adolescentes, como o desafio que resultou na morte de Sarah Raíssa.

A menina de 8 anos foi vítima de uma tendência nas redes sociais, conhecida como “desafio do desodorante”. Após inalar gás de aerossol, Sarah sofreu uma parada cardiorrespiratória e veio a óbito no domingo (13/4).

No documento, a presidente da CDH, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), questionou as plataformas sobre as medidas preventivas adotadas para evitar a propagação desse tipo de conteúdo, as ações imediatas tomadas quando conteúdos nocivos são identificados, e como é feita a responsabilização após a identificação de postagens perigosas.

“Se existem mecanismos de segurança, estes obviamente falharam a ponto de uma criança de oito anos ter acesso e falecer após participar do desafio. Quem publicou o desafio deve ser responsabilizado exemplarmente, mas as empresas também devem assumir sua parcela de responsabilidade”, afirmou Damares.

A assessoria informou que a senadora também pretende se reunir com representantes das plataformas para exigir ações concretas.

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Preso em Flagrante: Homem de 54 anos é autuado por estupro após ser denunciado pela vítima no Duque de Caxias

Publicado: 05 Outubro 2025 Teixeira de Freitas: Na noite do último sábado, 4 de outubro, a Polícia Militar da Bahia prendeu um homem suspeito...

Menino de 12 anos morre após disparo acidental de arma do pai dentro de carro

Um menino de 12 anos, Giliarde de Jesus Santos Júnior, faleceu após ser baleado na cabeça dentro de um carro estacionado no bairro...