Justiça espanhola nega extradição de Oswaldo Eustáquio devido a “evidente conexão e motivação política”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Audiência Nacional da Espanha, equiparada à Suprema Corte do país, recusou o pedido de extradição do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio pelo governo brasileiro, citando a clara motivação política por trás da solicitação. A decisão, anunciada pela CNN nesta segunda-feira (14), encerra o caso no país europeu, onde Eustáquio está fugido da Justiça brasileira desde 2023.

O tribunal afirmou: “A Corte concorda em negar a extradição para a República Federativa do Brasil de Oswaldo Eustáquio Filho, devido à evidente conexão política nos fatos que fundamentam a solicitação deste Estado, conforme documentado nos autos do processo”.

Oswaldo Eustáquio é alvo de dois mandados de prisão preventiva no Brasil, emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), pelos crimes de ameaça, corrupção de menores e tentativa de subversão do Estado Democrático nos fatos de 8 de janeiro. O pedido de extradição foi feito a pedido da Polícia Federal.

No início deste ano, o conselho de ministros da Espanha, composto pelo presidente do governo, vice-presidentes e ministros, autorizou o prosseguimento do pedido de extradição. Posteriormente, o caso foi encaminhado à Audiência Nacional, equivalente ao STF no Brasil.

O tribunal espanhol justifica sua decisão com base no artigo 4º do Tratado Bilateral entre Brasil e Espanha, que veda a extradição em casos de “crimes políticos ou conexos a estes” e quando há suspeitas de motivação persecutória por razões políticas, raciais, religiosas ou nacionalidade.

Além disso, destaca que a avaliação do pedido e da natureza do crime é de competência exclusiva das autoridades do país onde a pessoa se encontra.

A decisão da Justiça espanhola também aponta que a motivação política está evidente nas ações do Supremo Tribunal Federal (STF) contra Oswaldo Eustáquio, vinculadas a movimentos partidários favoráveis a Bolsonaro (Jair, ex-presidente).

O Itamaraty e a Polícia Federal não se pronunciaram sobre a decisão. A informação é da CNN.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovem morre dias antes do Natal ao confundir sinais de tumor com gripe

Jovem britânico morre aos 26 anos após batalha contra tumor cerebral agressivo Quando passou a ter tonturas e coriza em meados de 2022, o...

TRF-6 restabelece parte dos benefícios de Bolsonaro e cita risco à dignidade do ex-presidente

TRF-6 suspendeu, em caráter provisório, os efeitos de uma liminar que bloqueava benefícios e direitos vitalícios concedidos a Jair Bolsonaro pelo exercício da...

Homem com Alzheimer é preso por matar esposa com marretadas na cabeça

Uma mulher de 64 anos foi morta após ser atingida na cabeça com golpes de marreta pelo marido, de 79 anos, no Parque...