PF intima ex-número 2 da agência para depor sobre Abin Paralela

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Polícia Federal (PF) intimou Alessandro Moretti, delegado federal e ex-número 2 da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), para depor no inquérito que investiga uma suposta estrutura de espionagem ilegal no órgão durante o governo de Jair Bolsonaro.

Moretti deixou o cargo no início de 2024, após a operação Última Milha revelar tentativas de obstrução da investigação por parte da cúpula da Abin. Luiz Fernando Corrêa, atual diretor-geral da Abin e superior de Moretti, também foi intimado para prestar depoimento ainda esta semana.

O ex-diretor de Inteligência da PF no governo Bolsonaro e posteriormente número 2 da Abin no governo Lula é o segundo membro da cúpula da agência durante o governo PT a ser afastado devido às ramificações da investigação da Abin Paralela.

PF chefe abin lula
Chefe da Abin de Lula, Luiz Fernando Corrêa vai depor sobre Abin Paralela

A investigação inicial da Abin Paralela tinha como foco o uso do software First Mile para espionar jornalistas, opositores e críticos de Bolsonaro. Posteriormente, ampliou-se para investigar também o uso dessa estrutura paralela para disseminar desinformação e elaborar dossiês contra adversários políticos.

Entre os pontos que serão abordados nos depoimentos estão as suspeitas de obstrução da investigação da Abin Paralela e a operação de espionagem conduzida contra autoridades paraguaias durante as negociações de Itaipu. Um funcionário da Abin afirmou em depoimento à PF que essa operação de inteligência teve início no governo Bolsonaro, mas continuou sob a gestão de Lula com a autorização de Luiz Fernando Corrêa.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Farra do INSS: amiga de Lulinha tem firma de “intermediação de negócios”

Alvo de busca e apreensão em 18/12, Roberta Luchsinger, herdeira de um banqueiro do Credit Suisse, comanda a RI Consultoria e Intermediações LTDA,...

TJ ordena soltura de ex-vereador de Feira de Santana após prisão por atropelamento com morte

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou a soltura do ex-vereador de Feira de Santana, Josse Paulo Pereira Barbosa, conhecido como Paulão...

Farra do INSS: PF pediu prisão de Weverton, mas PGR e STF negaram

A Polícia Federal deflagrou a segunda fase da Operação Sem Desconto, que apura descontos irregulares em aposentadorias do INSS. O alvo principal é...