Coelba, Fonte Nova, MST e ViaBahia: AL-BA recebeu ao menos 11 pedidos de CPI nos últimos 10 anos; relembre casos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Coelba, Arena Fonte Nova, MST e ViaBahia foram alvos de investigações na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nos últimos 10 anos. Um levantamento detalhado revelou que foram solicitadas pelo menos 10 Comissões de Inquérito Parlamentar (CPI) entre 2015 e 2025, embora a maioria delas não tenha sido efetivamente instalada, mesmo com o apoio mínimo de 1/3 dos deputados da AL-BA, correspondente a 21 assinaturas de acordo com o Regimento Interno da Casa.

Um dos casos mais recentes foi a CPI do MST, que teve sua instalação inicial, mas foi impedida por decisão judicial. Essa situação acendeu a possibilidade de retomar investigações sobre o Planserv. A CPI desse serviço obteve as 21 assinaturas necessárias, porém não avançou devido a desistências. Atualmente, a bancada de Oposição planeja retomar as ações para a instalação da Comissão de Inquérito nos próximos meses.

Relembrando outras investigações na AL-BA:

CPI das Pedaladas Fiscais (2015): Investigação sobre supostos atrasos de obras na área educacional, porém não avançou após a recusa do então presidente da Casa.

CPI do Centro de Convenções (2017): Arquivada após desistência de deputados da oposição.

CPI da Cerb (2017): Não reuniu as assinaturas necessárias.

CPI da Fonte Nova (2018): Solicitação de investigação sobre licitação e contratação da PPP responsável pela construção da Arena Fonte Nova, indeferida na AL-BA por falta de provas.

CPI das Obras na Barra (2018): Pedido de investigação das obras no Porto da Barra, não avançou na Casa Legislativa.

CPI das Contas de Rui (2019): Solicitação de investigação contra Rui Costa por supostas irregularidades, sem as assinaturas necessárias.

CPI da Coelba 1 e 2 (2021 e 2023): CPI inicialmente instalada, mas transformada em Subcomissão e uma segunda solicitação indeferida.

CPI da ViaBahia (2023): Solicitação para investigar a Concessionária nas BRs 116 e 324, indeferida devido a questões legais.

CPI do Pedágio (2023): Anunciada, porém não protocolada na AL-BA. Motivada por aumentos nas tarifas de pedágio.

Esses casos demonstram a busca por transparência e responsabilidade nas ações de diversas entidades e setores na Bahia. A população aguarda por respostas e esclarecimentos em relação a essas investigações. A participação e engajamento da sociedade são fundamentais para garantir a fiscalização e o cumprimento das leis em benefício de todos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Filho de Cid Moreira é preso em SP após denúncia de agressão e suspeita de drogas

Rodrigo Radenzev Simões Moreira, filho do jornalista Cid Moreira, foi preso em flagrante em uma chácara no município de São Pedro, no interior...

Mecânico de 32 anos morre ao cair de moto em estrada vicinal na zona rural de Alcobaça

Alcobaça registrou a morte de um mecânico de 32 anos após um acidente de motocicleta na noite de sábado, na localidade Pixica, região...

Vídeo mostra momento exato em que homem tirou arma de atirador em ataque que deixou 11 mortos em Sydney

Um registro mostrou o momento exato em que um homem desarma o atirador que matou ao menos...