A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, expressou nesta quinta-feira seus elogios ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pela conquista do acordo que resultou no término da greve de fome do deputado Glauber Braga (PSol-RJ). Gleisi também reconheceu e agradeceu aos líderes do PT e do PSol, além de enaltecer a deputada Samia Bomfim (PSol-SP), companheira do parlamentar.
“Contente em saber que Glauber Braga terá a Páscoa em família. Agradeço e parabenizo o presidente Hugo Motta; o líder do PT, Lindbergh Farias; a líder do PSol, Talíria Petrone; e a companheira Samia Bomfim pelo estabelecimento do diálogo que proporcionou um prazo mais amplo para que Glauber pudesse exercer sua defesa na Câmara. Com isso, ele encerra a greve de fome e continua na batalha por seu mandato. É dessa forma que a democracia se robustece, com empenho, diálogo e respeito”, declarou Gleisi.
No dia 9 de abril, Glauber anunciou sua decisão de não se alimentar ou sair do Congresso Nacional até a conclusão da análise da denúncia que pode resultar na cassação de seu mandato. Embora a punição tenha sido aprovada no Conselho de Ética da Câmara, ainda é necessário que o recurso seja avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça, para posterior votação no plenário da Câmara.
Nesta quinta-feira à tarde, Motta anunciou ter chegado a um acordo com os parlamentares do PSol para encerrar a greve de fome. “Garanto que, após a deliberação da CCJ, qualquer que seja ela, não encaminharemos o caso do deputado ao plenário antes de 60 dias, para que ele possa fazer sua defesa parlamentar. Após esse período, os deputados poderão decidir soberanamente sobre o processo”, afirmou.
Pouco depois, Glauber comunicou o fim da greve de fome: “Estou suspendendo a greve de fome que foi anunciada há nove dias. Essa decisão (…) ocorre após um compromisso assumido pelo presidente da Câmara, por meio de uma articulação de vários parlamentares, incluindo Samia [Bomfim], Lindbergh [Farias] e Talíria [Petrone], e outros”, disse.
Facebook Comments