Música instrumental pode ajudar crianças a errar menos por desatenção

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Música instrumental pode ser aliada no aprendizado de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

O TDAH é um transtorno que afeta entre 5% e 8% das crianças ao redor do mundo, caracterizado por dificuldades de atenção, hiperatividade e impulsividade. Pesquisas têm mostrado que a música instrumental pode contribuir significativamente para a redução de erros em crianças com TDAH, além de beneficiar aqueles sem o transtorno. Estudos feitos por um grupo de pesquisadores da UFMG demonstram que ouvir música sem letra enquanto realiza tarefas que exigem atenção pode aumentar a eficiência das estruturas cerebrais responsáveis pela atenção.

O estudo envolveu 76 meninos, com e sem TDAH, realizando um teste de atenção padronizado. Os resultados mostraram que ouvir música de fundo, sem letra, durante a execução da tarefa levou a uma redução de erros, sem alterar o tempo de reação. Isso sugere que a música cria um ambiente propício para o foco e a persistência, relacionado à motivação e ao estado de alerta gerado pelo estímulo sonoro.

Pesquisas anteriores indicam que a música instrumental pode favorecer a atenção seletiva e a regulação emocional, impactando positivamente no desempenho cognitivo, especialmente no contexto do TDAH. Novos estudos estão planejados para explorar como diferentes gêneros musicais e contextos de tarefas podem influenciar a atenção, visando ampliar o conhecimento sobre o assunto.

Portanto, incluir música instrumental, de acordo com os interesses da criança, durante as atividades diárias pode ser uma estratégia complementar ao tratamento do TDAH, beneficiando não apenas as crianças com o transtorno, mas também aquelas sem ele. É essencial considerar a singularidade de cada criança e observar os possíveis impactos positivos dessa abordagem.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nutricionista sugere chá que pode ajudar a proteger o fígado pós-ceia

O chá de alcachofra, originário do Mediterrâneo e do norte da África, é usado há anos para favorecer a digestão, especialmente após...

Guerra entre CV e TCP provoca morte de mulher dentro de carro de app

A guerra entre as facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Terceiro Comando Puro (TCP), que disputam o controle de áreas na zona norte...

Polícia prende suspeito de assassinar casal de jovens na Avenida ACM, em Salvador

A Polícia prendeu o suspeito de assassinar dois jovens na noite desta terça-feira (23), na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM), em Salvador. As...