Dom Ricardo será porta-voz da CNBB sobre morte de papa Francisco

Publicado:

O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, foi designado para ser o porta-voz oficial da entidade em relação ao falecimento do papa Francisco, aos 88 anos, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (21/4). Ele conduzirá uma coletiva de imprensa na sede da CNBB, localizada em Brasília, às 14h30.

Dom Ricardo transmitirá à imprensa a posição da Conferência diante da perda do pontífice argentino, que liderava a Igreja Católica desde 2013.

Anteriormente, a CNBB emitiu um comunicado sobre o falecimento do papa. Segundo a entidade, o pontífice “defendeu uma Igreja em constante movimento, misericordiosa, comprometida com a preservação do planeta, promovendo o amor na família e incentivando a fraternidade entre os seres humanos”.

Logo após sua apresentação ao mundo, na sacada central da Basílica de São Pedro, o Papa Francisco surpreendeu os milhares de fiéis presentes na praça ao cumprimentá-los com um simples “boa noite” e, logo em seguida, inclinando-se para solicitar orações em prol de sua missão à frente da Igreja Católica, conforme informou a CNBB em sua homenagem ao pontífice.


Gestos Memoráveis do Papado

  • Em tributo ao papa, a CNBB destacou alguns gestos significativos durante seu pontificado.
  • “Em julho de 2013, o Papa Francisco realizou sua primeira viagem apostólica durante a Jornada Mundial da Juventude, no Brasil. Na ocasião, diversos momentos marcantes ficaram marcados na memória desse primeiro contato do pontífice com outro país juntamente com o povo de Deus”, divulgou a CNBB.
  • “O Papa Francisco traduziu e testemunhou, por meio de gestos, suas visões para a Igreja e a sociedade”, afirmou a entidade.

Falecimento do Papa

O papa Francisco faleceu, aos 88 anos, na madrugada desta segunda-feira (21/4), em sua residência oficial na Casa Santa Marta, no Vaticano, em Roma. O anúncio foi feito pelo cardeal Kevin Farrell.

O pontífice permaneceu hospitalizado por aproximadamente 40 dias devido a uma pneumonia dupla. No último sábado (19/4), ele apareceu em público na Basílica de São Pedro, no Vaticano. No domingo de Páscoa (20/4), fez uma aparição na Praça de São Pedro para abençoar os fiéis.

Durante sua aparição na Praça de São Pedro, ele acenou para as milhares de pessoas presentes e, durante a mensagem de Páscoa, fez um apelo aos líderes políticos “para que não se rendam ao medo, mas utilizem os recursos disponíveis para auxiliar os necessitados, combater a fome e promover ações que favoreçam o desenvolvimento”.

O religioso enfrentou diversos problemas respiratórios desde a juventude – inclusive passando por uma cirurgia para a remoção de parte de um dos pulmões – e teve internações recentes devido a complicações de saúde.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Zubeldía avalia chances criadas e desperdiçadas pelo Fluminense

O Fluminense realizou um bom jogo contra o Mirassol na noite desta quarta-feira, vencendo por 1 a 0 no Maracanã, durante a 32ª...

Líderes empresariais do Mercosul defendem união entre países

Nesta quinta-feira, representantes do setor privado do Mercosul se reuniram no Rio de Janeiro para discutir as expectativas empresariais em meio às mudanças...

“Não perco muito tempo pensando nisso”, diz Tarcísio sobre presidência

Durante sua participação no Flow Podcast, na noite de quinta-feira (6/11), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou não estar...