FMI aumenta risco de recessão global para 30% em 2025

Publicado:

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou sua projeção e aumentou a possibilidade de uma recessão global em 2025 de 17% para 30%. Segundo o economista-chefe da instituição, Pierre-Olivier Gourinchas, embora o FMI não preveja uma recessão global, os riscos associados a essa situação aumentaram consideravelmente.

As novas estimativas do FMI indicam um crescimento de 2,8% para a economia mundial em 2025, uma redução de 0,5 ponto percentual em relação às projeções anteriores. Para o ano seguinte, a expectativa é de um crescimento de 3,0%.

Gourinchas também destacou que um aumento nas tensões comerciais poderia ter um impacto adverso no crescimento econômico global. Ele ressaltou a importância de monitorar de perto a situação atual, já que a instabilidade nas relações comerciais pode agravar os desafios enfrentados pelas economias.

Nos Estados Unidos, o risco de recessão foi elevado de 25% para 40%. A previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) americano foi revisada para 1,8% neste ano, representando uma redução nas expectativas. Apesar das revisões, Gourinchas afirmou que a economia dos EUA ainda está em uma posição relativamente forte, o que pode ajudar a mitigar os efeitos de uma possível desaceleração.

Fique por dentro das notícias e acompanhe de perto as atualizações sobre a economia global para se manter informado e preparado para possíveis cenários futuros.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ibovespa supera 155 mil e chega ao 11º recorde seguido; dólar cai a R$ 5,30

O Ibovespa, principal índice da B3, continuou sua trajetória de alta nesta segunda-feira, atingindo a marca de 155 mil pontos. Este é o...

Haddad diz que Galípolo está fazendo bom trabalho no BC

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (10) que tem uma excelente visão sobre o trabalho de Gabriel Galípolo, presidente do...

Petroleiros rejeitam proposta da Petrobras sobre ACT e decretam estado de greve

Os petroleiros decidiram, em assembleias, rejeitar a proposta da Petrobras para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025/26. A maioria dos trabalhadores aprovou...