Lula e Janja irão ao funeral do papa Francisco em Roma

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que estará presente no funeral do Papa Francisco, que faleceu devido a complicações de um AVC e insuficiência cardíaca, conforme comunicado oficial do Vaticano.

Lula viajará para Roma acompanhado de sua esposa, Rosângela Silva, conhecida como Janja. Os detalhes da comitiva serão divulgados pelo Palácio do Planalto em breve.

A data exata da viagem será definida de acordo com o protocolo estabelecido pelo Vaticano. O corpo do pontífice será levado à Basílica de São Pedro na próxima quarta-feira, onde o público poderá prestar suas últimas homenagens. A decisão sobre os detalhes do sepultamento ficará a cargo do camerlengo, atualmente o irlandês-americano Kevin Joseph Farrell.

Lula decretou sete dias de luto oficial no Brasil em memória ao Papa Francisco, destacando sua dedicação ao amor, tolerância e solidariedade, pilares dos ensinamentos cristãos. O presidente também elogiou a postura do pontífice em relação às mudanças climáticas e combate às desigualdades sociais.

Esta não será a primeira vez que Lula participa de um funeral papal. Em 2005, durante seu primeiro mandato, ele compareceu ao funeral do Papa João Paulo II ao lado de outros líderes brasileiros.

A presença de diversas autoridades na comitiva brasileira evidencia a importância do evento, que marca não só a despedida de um líder religioso, mas também um momento de reflexão e unidade para a humanidade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estátua de Oscar Niemeyer em tamanho real é instalada na Casa de Chá

Os 118 anos de Oscar Niemeyer serão celebrados na próxima segunda-feira (15/12) com a inauguração de uma estátua de bronze em tamanho real...

Treinador do PSG elogia Flamengo antes da final: “Será muito díficil”

O Flamengo garantiu vaga na final da Copa Intercontinental ao derrotar o Pyramids, do Egito, no sábado, garantindo a chance de levantar o...

Moraes autoriza exame de ultrassom em Bolsonaro na sede da PF

O ministro do STF Alexandre de Moraes autorizou, neste sábado, 13/12, que seja realizado um exame de ultrassom no ex-presidente Jair Bolsonaro na...