MP deflagra operação contra fraudes em órgão de trânsito no Oeste baiano

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na manhã desta quarta-feira (23), uma operação denominada “Fraus Omnia” foi deflagrada nas cidades de Barreiras e São Desidério, no Extremo Oeste baiano. A ação cumpre seis mandados de busca e apreensão com o objetivo de investigar fraudes ocorridas na 10ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Barreiras.

De acordo com informações do Ministério Público do Estado (MP-BA), a investigação aponta que uma organização criminosa atuava fraudando exames de habilitação de condutores e vistorias de veículos, buscando obter vantagens ilícitas de natureza patrimonial.

O esquema, segundo o MP-BA, contava com a influência de um empresário local que, apesar de não ocupar cargo público, exercia forte controle sobre as atividades do órgão, estabelecendo, conforme a denúncia, um verdadeiro “balcão de negócios”.

Os investigados estariam envolvidos na manipulação de resultados de provas, na emissão fraudulenta de documentos relacionados à habilitação de condutores, além de atividades fraudulentas relacionadas à circulação de veículos. Até o momento, foram apreendidos R$ 282,9 mil em espécie, cheques no valor de R$ 14,2 mil, um celular, um caderno com anotações diversas, um carimbo e dois extratos bancários.

As investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) indicam que o esquema possivelmente envolvia negociações para aprovação fraudulenta em provas práticas, como a de baliza, com a participação de instrutores de autoescolas; adulteração de resultados em provas teóricas realizadas em computador; e manipulações em processos de vistoria veicular.

Os mandados foram emitidos pela 1ª Vara Criminal da comarca de Barreiras.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher e crianças vítimas de acidente com 11 mortos são enterradas no Extremo Sul da Bahia

As primeiras vítimas do acidente que deixou 11 mortos no Extremo Sul da Bahia foram enterradas na manhã deste domingo (28). O sepultamento...

Câmara de Palmeiras pode votar projeto de lei de taxa turística sem audiência pública; entenda o caso

Movimentos sociais e entidades da região do Vale do Capão alertaram sobre a votação iminente de um projeto de lei na Câmara Municipal...

Mulher tem perna amputada após atropelamento durante corrida em avenida na Bahia

Gleice de Araújo, uma mulher de 29 anos, ficou com uma das pernas amputadas após ser atropelada por um motociclista enquanto corria em...