Só 6 mulheres em todo o mundo podem usar branco em encontros com o Papa

Publicado:

No Vaticano, os protocolos são estritamente seguidos, incluindo regras rígidas sobre vestimentas para audiências com o Papa. O tradicional preto é a cor exigida para tais encontros, exceto para um grupo muito restrito de mulheres, apenas seis em todo o mundo, que têm a permissão exclusiva de vestir branco nessas ocasiões. Uma dessas privilegiadas é a rainha Letizia da Espanha.

Anitta Ruiz, especialista em protocolo, ressalta que esse privilégio, conhecido como “privilégio do branco”, é uma concessão única do Vaticano às soberanas das casas reais católicas. Essas mulheres têm o direito de trocar o traje preto — simbolizando respeito e sobriedade — por vestes brancas, cor associada à pureza, paz e, nesse contexto, ao poder e respeito.

“O ‘privilégio do branco’ é uma das tradições de vestimenta mais antigas e representa um gesto de distinção e honra do Vaticano em relação a essas soberanas”, explica Ruiz.

Além da rainha Letizia, fazem parte desse seleto grupo: a rainha emérita Sofía da Espanha, as rainhas Paola e Matilde da Bélgica, a grã-duquesa Maria Teresa de Luxemburgo e a princesa Charlene de Mônaco.

Embora possa parecer um detalhe meramente cerimonial, o uso do branco em audiências papais simboliza a profunda ligação histórica entre o Vaticano e as monarquias católicas da Europa.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura inaugura Mundo Encantado da Criança no Centro de Interpretação da Mata Atlântica

Na última quinta-feira, a capital da Bahia ganhou um novo espaço dedicado à infância: o Mundo Encantado da Criança, que foi inaugurado no...

Selton Mello revela seus quatro filmes favoritos da vida

Selton Mello, conhecido ator brasileiro, compartilhou seus quatro filmes preferidos em uma conversa no Letterboxd. Ele começou admitindo a dificuldade de fazer essa...