A bela praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, sediará a aguardada edição dos Jogos Indígenas Pataxó 2025, iniciando neste domingo, 27 de abril, e encerrando na quarta-feira seguinte, dia 30. Este evento reunirá aproximadamente 800 atletas indígenas da etnia Pataxó, juntamente com representantes de outras etnias convidadas, em uma competição que incluirá 10 modalidades de jogos tradicionais dos povos originários.
A ação, que une cultura e esporte, é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e o Movimento Indígena da Bahia (MI-BA). Com um investimento significativo de quase R$ 250 mil, o evento busca preservar as tradições dos povos originários por meio de atividades esportivas.
A expectativa é que mais de três mil pessoas, incluindo indígenas de 20 aldeias da região, moradores e turistas, se reúnam para prestigiar as competições que incluem arremesso de tacape, zarabatana, corrida de tora, corrida rústica (Patxiw Mika’way), arco e flecha, cabo de guerra, canoagem e corrida de maraká.
Os vencedores de cada modalidade serão premiados com troféus e medalhas, além de garantirem uma vaga para os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que acontecerão em Palmas, Tocantins, em outubro deste ano.
O secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, enfatizou o crescimento dos esportes indígenas na Bahia, ressaltando a importância do evento para a valorização das práticas ancestrais e para fortalecer a cultura e resistência do povo Pataxó. Por sua vez, o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, destacou o apoio do Governo do Estado na preservação da cultura dos povos originários, afirmando o compromisso em manter viva essa rica herança cultural.
Abaixo, confira a programação detalhada:
- Dia 27/04 14h – Chegada das delegações 16h – Apresentações das delegações 18h – Cerimônia de abertura
- Dia 28/04 08h – Abertura oficial dos jogos 09h – Corrida de Maraká 11h – Zarabatana 12h – Almoço (Mãgutxi) 14h – Apresentação cultural 15h – Arco e flecha 17h – Arremesso de takape 19h – Apresentação cultural
- Dia 29/04 08h – Apresentação das delegações 09h – Cabo de guerra 10h – Corrida rústica 12h – Almoço (Mãgutxi) 14h – Apresentação cultural 16h – Canoagem 18h – Apresentação cultural
- Dia 30/04 08h – Apresentação das delegações 09h – Luta corporal (Patyu Mywkã’ãy) 11h – Corrida de tora 13h – Almoço (Mãgutxi) 15h – Premiação 17h – Desfile Pataxó 19h – Cerimônia de encerramento
Participe e apoie esta celebração única da cultura indígena, promovendo a valorização e respeito aos povos originários.
Facebook Comments