O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que o Ibama devolva as aves apreendidas ao ex-secretário de Segurança do Distrito Federal, Anderson Torres. A decisão, proferida pelo desembargador Newton Ramos, considera a precariedade estrutural reconhecida pelo próprio Ibama, que resultou na morte de 16 aves desde a apreensão. A continuidade da custódia estatal sob tais condições representa perigo iminente à sobrevivência das aves, podendo ser revertida caso haja uma decisão desfavorável ao ex-secretário.
Anderson Torres é criador de aves e teve seus animais apreendidos em operações realizadas nos meses de fevereiro e abril de 2023, após sua prisão em janeiro daquele ano. Das mais de 50 aves apreendidas, pelo menos 16 não resistiram. Em julho de 2024, Torres foi condenado em um processo ambiental, tendo sua licença para criação de animais silvestres suspensa e sendo multado em R$ 20 mil. Sua mãe, Amélia Gomes da Silva Torres, também foi multada em R$ 2,5 mil por violar normas ambientais.
Se deseja receber notícias em tempo real e ficar por dentro dos acontecimentos do Distrito Federal, ative as notificações para receber atualizações diretamente em seu dispositivo.
Facebook Comments