Lula presta homenagem ao papa Francisco em velório no Vaticano

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou presença na Basílica de São Pedro, no Vaticano, para render homenagens ao papa Francisco, que faleceu na segunda-feira (21) e tem seu funeral previsto para este sábado (26).

Lula viajou acompanhado de uma comitiva que chegou nesta sexta-feira, composta pela primeira-dama, Janja Lula da Silva, a ex-presidente Dilma Roussef, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o presidente da Câmara, Hugo Motta, além de outros ministros de Estado e parlamentares que integram a comitiva presidencial brasileira.

“Que sua sabedoria, coragem e compaixão continuem a iluminar os corações de todos nós”, escreveu o presidente em uma publicação nas redes sociais. Lula e Janja estiveram na Basílica de São Pedro em Roma, para prestar suas homenagens ao papa Francisco, compartilhando a emoção e devoção com todos presentes.

Aos 88 anos, Jorge Mario Bergoglio, conhecido como papa Francisco, faleceu devido a um acidente vascular cerebral seguido por coma e colapso cardiovascular irreversível. O presidente Lula decretou luto oficial de 7 dias e ressaltou o papel do pontífice na busca pela paz mundial, propagação do amor e combate à intolerância e desigualdades.

Ritos do velório

Após mais de 128 mil visitas, encerrou-se o velório aberto na Basílica de São Pedro. Às 20h (horário local; 15h em Brasília), foi realizado o fechamento do caixão do papa, com a presença de cardeais e oficiais da Santa Sé. O funeral e a missa de corpo presente de Francisco estão agendados para as 10h deste sábado (horário local; 5h em Brasília).

Os ritos marcam o início do Novemdiales, tradição de 9 dias de luto e orações em homenagem à alma do pontífice. Em seguida, o caixão será transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde o corpo será enterrado conforme a solicitação do papa. Francisco costumava orar no santuário mariano antes e após cada viagem.

Após os nove dias de luto, o Vaticano iniciará o conclave para a escolha do novo líder da Igreja Católica.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Incêndio em prédio mata dentista, mulher e filha no interior de SP

Incêndio em Piracicaba deixa três mortos em apartamento do Villa Serena Um incêndio atingiu um apartamento do 14º andar do Condomínio Villa Serena, localizado...

Novo coordenador do DPT no Extremo Sul assume com meta de fortalecer perícia e reduzir tempo de resposta

Teixeira de Freitas, BA — O Departamento de Polícia Técnica (DPT) do Extremo Sul inicia um novo ciclo sob a coordenação do...

Mulher que morreu após batida de carro em Salvador voltava de bar com amigos no momento do acidente

Uma mulher de 32 anos morreu na madrugada de sábado, em Salvador, após o carro em que estava colidir com dois postes de...