Corregedoria de Justiça da Bahia lança “Projeto Raio-X Estratégico” para reduzir congestionamento processual

Publicado:

O Corregedor-Geral da Justiça da Bahia, Desembargador Roberto Maynard Frank, instituiu nesta sexta-feira (25) o “Projeto Raio-X Estratégico”, uma iniciativa voltada para a análise e otimização do fluxo de trabalho em varas judiciais com altos índices de lentidão processual. A medida visa melhorar a eficiência do Judiciário baiano, reduzir o acúmulo de processos e alinhar as unidades às metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O projeto, que terá vigência até 30 de outubro de 2025, abrange 20 varas especializadas em causas cíveis, família, sucessões e relações de consumo em cidades como Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista e outras. Entre as unidades incluídas estão a 9ª Vara Cível e Comercial de Salvador, a 2ª Vara de Família de Salvador e a 1ª Vara Cível de Irecê.

De acordo com o provimento, muitas dessas unidades apresentam taxas elevadas de congestionamento, processos parados há mais de 100 dias e dificuldades em cumprir as Metas 1 e 2 do CNJ, que tratam da redução do tempo processual e da eficiência na tramitação de ações judiciais.

Caso sejam identificadas irregularidades ou descumprimento de deveres funcionais, a Corregedoria poderá adotar providências administrativas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Irmã de Deolane Bezerra aciona Justiça por suposta agressão de vizinha em condomínio de luxo

A influenciadora digital Dayanne Bezerra, irmã da advogada Deolane Bezerra, entrou com uma ação judicial contra sua vizinha, Liliam Monteiro, em um condomínio...

MPF requisita informações sobre megaoperação no Rio de Janeiro: “pode configurar grave violação de direitos humanos”

O Ministério Público Federal (MPF) está investigando a megaoperação policial realizada no Complexo do Alemão e no Complexo da Penha em 28 de...