Criança de dois anos cidadã dos EUA é deportada para Honduras. Entenda

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nascida nos Estados Unidos, uma criança de dois anos foi deportada para Honduras na última semana. O caso ganhou holofotes, após um juiz federal de Louisiana, estado norte-americano, expressar preocupação com a situação.

Terry Doughty, juiz nomeado por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, informou que a deportação aconteceu, apesar de não haver “nenhum processo relevante” e contra a vontade do pai.

Leia também

A criança identificada apenas pelas iniciais V.M.L foi deportada para Honduras acompanhada da mãe e da irmã, nascidas no país da América Central. As três foram detidas por autoridades de imigração no começo da semana.

De acordo com o processo, a criança nasceu em Nova Orleans em 2023. Ela estava com a mãe e a irmã, durante um atendimento regular de imigração no escritório de Imigração e Alfândega de Nova Orleans na terça-feira (22/4).

Suspeita contra o governo

Segundo o juiz de Louisiana, há uma grande suspeita de que o governo dos Estados Unidos tenha deportado um cidadão norte-americano “sem nenhum processo significativo”.

“O governo alega que tudo isso é aceitável, porque a mãe deseja que a criança seja deportada com ela”, explica o magistrado Doughty. “Mas o Tribunal não sabe disso”, contrapõe ele.

A ação judicial referente ao caso teve início já na quinta-feira (24/4), depois que advogados da família entraram com uma petição de emergência, onde solicita a liberação imediata da criança da custódia da Imigração e Fiscalização Aduaneira, na qual destacam que a detenção foi ilegal.

Ainda conforme os advogados, o pai de V.M.L teria tentado entrar em contato com a mãe da criança para discutir os planos para a pequena, mas os agentes de imigração negaram o contato telefônico. Os pais chegaram a conversar na terça-feira, mas não conseguiram tomar nenhuma decisão sobre o futuro.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Foi para sacanear”: o que magistrados falaram sobre Dino e penduricalhos

Mensagens trocadas em grupos internos de magistrados da Justiça Federal mostram forte insatisfação com a decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal...

Operação aponta núcleo do Comando Vermelho nos três poderes do Amazonas

Uma operação da Polícia Civil do Amazonas apontou que uma organização criminosa matinha um núcleo político no estado. A faccção Comando Vermelho teria acesso...

CLDF arquiva três pedidos de impeachment de Ibaneis

Renato Alves/Agência Brasília A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) arquivou os três pedidos de impeachment da oposição contra o governador Ibaneis Rocha (MDB)....