Peixe de grande porte achado no Oeste baiano traz risco a outras espécies, alerta professor

Publicado:

Um peixe de grande porte encontrado em Malhada, no Sertão do São Francisco, pode ser uma ameaça a outras espécies. Pesando 80 quilos e 2,2 metros de comprimento, o pirarucu é de origem amazônica e pode chegar a pesar 200 quilos e alcançar 3 metros de comprimento.

À TV Sudoeste, o professor de Ecologia e Biodiversidade da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Francisco Kelmo, informou que a espécie é carnívora, tendo as principais presas peixes menores, crustáceos e outros animais aquáticos. Com isso, ele pode ameaçar a fauna marinha da região.

Até o momento não se sabe como o pirarucu chegou ao estado. A suspeita é que ele tenha escapado de algum criatório, já que costuma também ser criado fora do habitat natural. Para o professor, a criação do pirarucu deve ser estimulada por conta da ameaça à espécie, mas considera que é preciso seguir o processo legal, que inclui o licenciamento ambiental, além de criar formas de evitar fugas.

O pirarucu foi pescado em Malhada no último dia 16 de abril. Para a empreitada foram necessários dias de paciência e um plano que consistia em lançar uma rede forte e atrair o animal com sons na água, além de puxá-lo com cuidado.

Ao fim, em torno de sete pescadores puxaram o peixe que foi dividido depois em pedaços de pouco mais de 10 quilos para cada trabalhador. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é morto a tiros em frente a lanchonete no Nordeste baiano; acusado foi preso em flagrante

Na manhã deste domingo (21), um homem de 34 anos foi assassinado a tiros na Praça da Feira, em Adustina, no Nordeste da...

Homem é preso por causar morte de idosa; vítima foi encontrada em cama com mosquitos em Jaguaquara

Uma idosa de 71 anos morreu em um hospital em Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, após ser encontrada em estado crítico em sua...

Justiça mantém prisão de Paulinho Premiações, acusado de movimentar R$ 150 milhões em rifas ilegais

O Tribunal de Justiça da Bahia rejeitou o pedido de liberdade provisória de Paulo Santos da Silva Júnior, mais conhecido como Paulinho Premiações....