Peixe de grande porte achado no Oeste baiano traz risco a outras espécies, alerta professor

Publicado:

Um peixe de grande porte encontrado em Malhada, no Sertão do São Francisco, pode ser uma ameaça a outras espécies. Pesando 80 quilos e 2,2 metros de comprimento, o pirarucu é de origem amazônica e pode chegar a pesar 200 quilos e alcançar 3 metros de comprimento.

À TV Sudoeste, o professor de Ecologia e Biodiversidade da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Francisco Kelmo, informou que a espécie é carnívora, tendo as principais presas peixes menores, crustáceos e outros animais aquáticos. Com isso, ele pode ameaçar a fauna marinha da região.

Até o momento não se sabe como o pirarucu chegou ao estado. A suspeita é que ele tenha escapado de algum criatório, já que costuma também ser criado fora do habitat natural. Para o professor, a criação do pirarucu deve ser estimulada por conta da ameaça à espécie, mas considera que é preciso seguir o processo legal, que inclui o licenciamento ambiental, além de criar formas de evitar fugas.

O pirarucu foi pescado em Malhada no último dia 16 de abril. Para a empreitada foram necessários dias de paciência e um plano que consistia em lançar uma rede forte e atrair o animal com sons na água, além de puxá-lo com cuidado.

Ao fim, em torno de sete pescadores puxaram o peixe que foi dividido depois em pedaços de pouco mais de 10 quilos para cada trabalhador. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso por estupro de enteada com deficiência intelectual em festa em Ribeira do Pombal

Um homem de 38 anos foi detido na madrugada de sábado, dia 12, durante uma festa em Ribeira do Pombal, no nordeste da...

Homem com três mandados de prisão é detido em Santo Antônio de Jesus

Um homem de 23 anos foi preso neste domingo em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. A prisão ocorreu durante uma operação...

Jovem de 18 anos é executado dentro de casa em Ipiaú; duas mulheres foram baleadas

Na noite deste sábado (11), um jovem de 18 anos, identificado como Carlos César Andrade, conhecido como "Kinho", foi morto a...