Coreia do Norte confirma pela primeira vez o envio de tropas à Rússia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Coreia do Norte admitiu, pela primeira vez, neste domingo (27/4), o envio de tropas para lutar na guerra da Ucrânia ao lado da Rússia. A informação foi confirmada pela agência estatal norte-coreana KCNA.

As tropas teriam participado dos confrontos em Kursk, na Rússia, “demonstrando heroísmo em massa, bravura incomparável e espírito de abnegação”, informou a agência.

“Sob a ordem do chefe de Estado, as subunidades das forças armadas da República consideraram o território da Rússia como parte de seu próprio país e provaram a firme aliança entre os dois países”, comunicou a Central de Comissão Militar da Coreia do Norte.

Vladimir Putin e Kim Jong un se encontram na Russia

logo metropoles branca

Vladimir Putin e Kim Jong un se encontram na Russia

1 de 5

Vladimir Putin e Kim Jong-un se encontram na Rússia

Vladimir Smirnov/Agência Tass

GettyImages 1139191832

2 de 5

Anadolu Agency/Getty Images

17187975066672c4c2c7fc8 1718797506 3x2 lg 2 1

3 de 5

Putin presenteia Kim com limusine de R$1,5 milhão

Grigorov/Sputnik/AFP

GettyImages 1144950072

4 de 5

Mikhail Svetlov/Getty Images

putin kim

5 de 5

Gavriil Grigorov/TASS

Versões diferentes

A Rússia afirmou que as tropas da Ucrânia foram expulsas do último povoado da região de Kursk. No entanto, Kiev negou a informação e indicou que ainda há operações em Belgorod, outra área russa que faz fronteira com a Ucrânia .

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que o exército do país ainda resiste e luta por Kursk.”Nossos militares continuam a realizar tarefas nas regiões de Kursk e Belgorod – estamos mantendo nossa presença em território russo”, disse o líder ucraniano.

Leia também

Parceria

A Comissão Militar Central norte-coreana ressaltou que Kim Jong-un tomou a decisão de enviar tropas para a Rússia com base em um tratado de parceria estratégica, assinado com Vladimir Putin em 2024.

“Sob a ordem do chefe de Estado, as subunidades das forças armadas da República consideraram o território da Rússia como sendo de seu país e provaram a firme aliança entre os dois países”, informou a KCNA.

Em março, autoridades da Coreia do Sul informaram que, entre janeiro e fevereiro, a Coreia do Norte enviou mais três mil soldados para a Rússia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeito de São Bernardo do Campo vira réu por corrupção

Justiça de São Paulo tornou réu Marcelo de Lima Fernandes, prefeito de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, por suspeita de corrupção....

Deputados indicam Luciano Araújo para vaga de conselheiro do TCE-BA e podem abrir disputa com Josias

Um grupo de deputados da Assembleia Legislativa da Bahia protocolou nesta segunda-feira (15) um requerimento para indicar Luciano Araújo, do Solidariedade,...

Preso por estimular automutilação no Discord revela idade de vítima

Jovem de 18 anos é preso suspeito de incentivar automutilação entre meninas. Luiz Fernando Souza foi preso em Agrolândia, no interior de Santa...