Renata Capucci fala com otimismo sobre diagnóstico de Parkinson

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Renata Capucci, 52, falou um pouco sobre sua experiência de conviver com o diagnóstico de Parkinson — degeneração da parte do cérebro responsável pela coordenação de movimentos.

 

Diagnosticada com a doença quando tinha 45 anos, a jornalista relatou seus primeiros sintomas. Em entrevista para o programa Sem Censura (TV Brasil), ela afirmou que os primeiros sinais foram sutis, com uma lentidão na perna esquerda, como se estivesse mancando, até um movimento involuntário de seu braço.

Após receber o atendimento neurológico, Renata conta ter custado a acreditar que realmente tinha Parkinson. “A médica disse: ‘Renata, você tem Parkinson’. Eu respondi: ‘Doutora, a senhora está doida!’. É uma notícia devastadora, mas as pessoas sabem muito pouco sobre a doença”, revelou.

Ainda assim, a jornalista garante que tenta levar seu diagnóstico com a maior leveza possível, destacando a importância de quebrar paradigmas. “Eu não ando por aí com uma plaquinha LED piscante dizendo ‘tenho Parkinson’. A ideia é trazer luz sobre algo que ainda carrega muito preconceito”.

Ao perceber que se tornou uma inspiração para outras pacientes com o mesmo diagnóstico, Renata Capucci transformou seu sofrimento em impulso. “Se esse foi o preço que paguei, valeu a pena. Se eu puder ajudar uma pessoa a entender a doença, buscar tratamento e valorizar os exercícios físicos, então meu diagnóstico não é o fim – é um recomeço”, afirmou durante o programa.

Leia Também: Odete Roitman chega em ‘Vale Tudo’ e agita as redes sociais

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Natanzinho Lima anima o público com remelexo e interação com criança no Festival Virada

Terceira atração da noite no Festival Virada Salvador, Natanzinho Lima levou o público da Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio,...

Pais de jovem atropelado pela namorada não conseguem cuidar do funeral

Um caso de homicídio doloso duplamente qualificado está em investigação na zona sul de São Paulo. Raphael Canuto Costa, 21, e Joyce Correa...

Nattan esquenta com clima de funk e batidão no Festival Virada Salvador

Segunda atração do terceiro dia do Festival Virada Salvador, o cantor Nattan agitou a Arena O Canto...