Abaixo da média nacional, apenas 36% das escolas baianas possuem acessibilidade 

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Apenas 36% das escolas públicas baianas, entre municipais, estaduais e federais, possuem acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD). Os dados de 2024, divulgados pela pelo instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), detalham aspectos da infraestrutura das unidades escolares na Bahia. O estudo, chamado QEdu, avalia categorias de infraestrutura, alimentação, dependências, serviços, tecnologias e equipamentos. 

Em números totais, 4.633 escolas baianas foram consideradas acessíveis, no entanto, a Bahia fica abaixo da média nacional, que é de 47% das escolas sendo acessíveis, o equivalente a 64.306 unidades escolares. Ainda com relação à acessibilidade, 41% das escolas, um total de 5.275 escolas, possuem sanitários acessíveis para pessoas com deficiência (PCD).

Em termos de alimentação, a Bahia supera o Brasil. Todas as unidades escolares do estado (12.968 escolas) oferecem alimentação para os alunos, chegando a 100% de cobertura. No Brasil, o índice é de 99%, com 135.962 escolas que oferecem o serviço. Ainda na alimentação, 95% (12.285) das escolas baianas oferecem água filtrada.

Na categoria de dependências, o estudo avalia espaços físicos e recursos que a escola possui. Como critérios básicos, 98% (12.775 escolas) das unidades escolares baianas possuem banheiros, 96% (12.518 escolas) possuem cozinhas e apenas 47% (6.091 escolas) possuem uma sala dedicada aos professores. 

No que diz respeito aos espaços extras de ensino e lazer, os números são menores. Apenas 22% (2.857) das escolas baianas possui biblioteca, 13% (1.633) das unidades possuem laboratório de informática e 4% (568) possuem laboratório de ciências. Salas de leitura e quadras de esportes também são escassas: estão presentes em apenas 17% (2.194) e 26% (3.352) das escolas, respectivamente. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso por agredir a mãe e maltratar a filha com deficiência em Juazeiro

Um homem de 43 anos foi preso pela Polícia Civil na última quinta-feira (22), acusado de violência doméstica e maus-tratos contra a própria...

Força Sindical realiza Encontro Regional para debater estratégias sindicais em Ilhéus

Lideranças sindicais de várias categorias participaram, na última quinta-feira (21), do Encontro Regional Sul e Extremo Sul, promovido pela Força Sindical Bahia, na...

Deputada sugere implementação de calendário fixo para realização de feiras de artesanato na nova Rodoviária

Deputada Olívia Santana (PCdoB) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um Projeto de Indicação para transformar o novo Terminal Rodoviário de Salvador,...