O Restaurante Universitário da Universidade Federal da Bahia, situado no campus de Ondina, foi temporariamente fechado na última sexta-feira (11) devido a atrasos nos pagamentos. A empresa responsável pelos serviços já havia reduzido e ajustado o cardápio devido aos atrasos financeiros.
Conforme comunicado divulgado na sexta-feira, a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE) explicou: “Devido ao não pagamento das faturas da empresa por mais de 3 meses, fomos notificados pela Meio Dia Refeições, empresa responsável pelo fornecimento de refeições no Restaurante Universitário RU – Ondina, acarretando na suspensão temporária dos serviços a partir de amanhã, dia 12 de abril de 2025”.
Foto: Reprodução / Redes Sociais
A UFBA está em processo de negociação com a empresa contratada e promete informar a comunidade sobre a situação na próxima segunda-feira (14).
Os atrasos nos pagamentos resultaram em cortes para a comunidade universitária que utilizava o serviço. Na quarta-feira anterior (9), a PROAE anunciou a redução de opções de proteínas de três para duas, saladas de duas para uma, além da exclusão de sobremesa e suco do cardápio.
A PROAE explicou que essas medidas são temporárias, com o objetivo de manter o funcionamento básico do restaurante enquanto buscam soluções para regularizar os pagamentos em atraso.
Foto: Captura de tela / PROAE
O Restaurante Universitário de Ondina é a principal opção de refeições na universidade e normalmente operava em dois períodos: almoço (11h às 14h) e jantar (17h às 20h). Em 2023, estimava-se que o restaurante servia cerca de 2.700 refeições diariamente.
O Diretório Central dos Estudantes da UFBA convocou os estudantes para um ato político em frente à Reitoria na próxima segunda-feira (14) às 10h, em busca da reabertura do serviço.
O Bahia Notícias procurou a universidade para comentar o assunto, porém não recebeu resposta até o fechamento desta matéria.
Comentários Facebook