O Arcebispo Primaz do Brasil, Sérgio da Rocha, de 65 anos, é um dos sete cardeais brasileiros selecionados pelo Vaticano para participar do Conclave responsável por eleger o próximo papa da Igreja Católica. O processo terá início em até 20 dias, após o falecimento do Papa Francisco, ocorrido nesta segunda-feira (21).
Segundo o G1, de acordo com as normas da Igreja Católica, somente os cardeais com menos de 80 anos têm direito a voto. Sérgio da Rocha, atual arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil – título concedido ao clérigo que lidera a arquidiocese mais antiga do país – possui 65 anos e foi ordenado padre em 1984.
Especializado em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, Sérgio da Rocha foi nomeado bispo auxiliar de Fortaleza (CE) em 2001 e arcebispo da Arquidiocese de Teresina (PI) em 2008.
Em 2011, assumiu a Arquidiocese de Brasília (DF) e, mais tarde, em 2020, foi nomeado Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador. Nomeado cardeal pelo Papa Francisco em novembro de 2016, Sérgio da Rocha também foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre 2015 e 2019.
Além de Sérgio da Rocha, os outros seis cardeais brasileiros que participarão do Conclave são: Jaime Spengler, presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre, com 64 anos; Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, com 75 anos; Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, com 74 anos; Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, com 57 anos; João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília, com 77 anos; e Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, com 74 anos.
Comentários Facebook