No mais recente edital para rádios comunitárias do Ministério das Comunicações, com inscrições encerradas no final de março, foi observado interesse de grupos de 56 cidades do Norte do Brasil em estabelecer suas próprias estações de rádio. No total, o edital atraiu participantes de 293 municípios de 20 estados brasileiros, com exceção do Amapá, que não teve solicitações.
A região Norte poderá ver um aumento significativo de emissoras comunitárias, com destaque para 22 cidades do Tocantins, nove no Amazonas, nove no Pará, nove em Rondônia, seis em Roraima e uma no Acre.
O Nordeste foi a região com o maior número de cidades interessadas, totalizando 112 manifestações de interesse.
Clique aqui para conferir os resultados, selecionando o edital 0186/2024.
“A rádio comunitária desempenha um papel fundamental na comunicação local. Essa é a principal missão da radiodifusão comunitária: servir à comunidade. O Ministério das Comunicações lançou três editais para radiodifusão comunitária nos primeiros 100 dias de governo. Além disso, no final de 2023, foi divulgado o maior Plano Nacional de Outorgas de rádios comunitárias da história”, destaca Wilson Wellisch, secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações.
Nos últimos dois anos (2023/2024), o Ministério das Comunicações autorizou o funcionamento de 206 rádios comunitárias em todo o Brasil, marcando um aumento significativo de 275% em relação às 55 emissoras autorizadas em 2019 e 2020. Somente no ano passado, foram concedidas 121 novas autorizações, o maior número em 13 anos.
Comentários Facebook