No dia em que completou 70 anos, o astronauta norte-americano Don Pettit retornou à Terra após passar 220 dias na Estação Espacial Internacional (ISS). Junto com os russos Alexei Ovchinin e Ivan Vagner, Pettit pousou a menos de 150 quilômetros da cidade de Zhezkazgan, no Cazaquistão, menos de quatro horas após deixar a ISS.
Durante sua missão, Pettit e sua tripulação orbitaram a Terra mais de 3.500 vezes, percorrendo 93,3 milhões de quilômetros. Lançados em setembro de 2024, eles conduziram pesquisas importantes que contribuirão para futuras missões e avanços tecnológicos.
Mother Earth, I am coming home. pic.twitter.com/lxxAQICzMJ
— Don Pettit (@astro_Pettit) April 19, 2025
Este foi o quarto voo espacial de Pettit, que desempenhou um papel fundamental nas Expedições 71 e 72. Enquanto Ovchinin completou seu quarto voo, totalizando 595 dias em órbita, e Vagner acumulou 416 dias em dois voos espaciais.
Enquanto Pettit estava na ISS, realizou pesquisas para melhorar a tecnologia de impressão 3D de metais, avançar nas técnicas de purificação da água e estudar o cultivo de plantas em microgravidade. Além disso, ele investigou o comportamento do fogo e aproveitou seu tempo livre para realizar experimentos únicos e compartilhar suas experiências através de fotografias com o público interessado.
Happy birthday, @astro_Pettit! Many happy returns (including this one) ?
The MS-26 Soyuz spacecraft touched down in Kazakhstan at 9:20pm ET—or, in local time, 6:20am April 20, Pettit’s 70th birthday. pic.twitter.com/qFM5fAxnA0
— NASA (@NASA) April 20, 2025
Ovchinin passou o comando da estação para o japonês Takuya Onishi antes de retornar à Terra, enquanto a tripulação da Soyuz MS-27, composta por russos e um astronauta da NASA, se juntou com sucesso à ISS. Enquanto alguns astronautas retornaram, outros permanecerão na estação para continuar pesquisas e missões no espaço.
Juntos, esses astronautas reforçam a importância da cooperação internacional e da ciência espacial, inspirando gerações futuras a explorar os mistérios do universo.
Comentários Facebook