Após denúncias de estudantes e professores sobre a contaminação da água dos bebedouros da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba) por Coliformes totais e Escherichia coli, mais de um mês depois os bebedouros foram interditados.
Análises microbiológicas realizadas pela vice-coordenadora da unidade apontaram a presença dessas bactérias nos bebedouros do 4º e 7º andar.
“A Reitoria da UFBA e a Direção da Escola Politécnica informam que, diante da suspeita de contaminação da água dos bebedouros, a direção seguiu recomendação da SUMAI [Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura] e interrompeu o consumo humano dessa água”, informou um trecho do comunicado.
A UFBA confirmou que solicitou os testes para identificar a contaminação e destacou a realização periódica de testes nos sistemas de abastecimento de água, como medida preventiva. Diante de irregularidades, a universidade afirma que adota as correções necessárias para solucionar o problema.
Diante desse cenário, a importância da vigilância constante da qualidade da água consumida nas instituições de ensino é evidenciada, ressaltando a necessidade de medidas preventivas e corretivas para garantir a segurança e saúde de toda a comunidade acadêmica.
Comentários Facebook