Brasil deu asilo a ex-primeira-dama do Peru por questão humanitária, diz Mauro Vieira

Publicado:

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Em uma ação baseada na Convenção de Caracas e na legislação brasileira, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou nesta sexta-feira (18) que o Brasil concedeu asilo diplomático à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredi, por questões humanitárias. De acordo com Vieira, a concessão do asilo levou em consideração a situação de saúde delicada de Nadine, que foi recentemente operada da coluna vertebral e ainda está em processo de recuperação. Além disso, o filho menor dela também foi contemplado com o asilo.

A ex-primeira-dama foi condenada à prisão pela Justiça peruana por lavagem de dinheiro, enquanto seu marido encontra-se detido. Com base em critérios humanitários, o governo brasileiro decidiu conceder o asilo para garantir a continuidade do tratamento médico de Nadine e a proteção do filho menor. O governo peruano emitiu salvo-condutos para permitir a saída segura da ex-primeira-dama e seu filho do país.

Nadine Heredi foi condenada juntamente com seu esposo, o ex-presidente Ollanta Humala, a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro no caso dos aportes ilegais da Odebrecht e da Venezuela às campanhas eleitorais de 2011 e 2006, respectivamente. A sentença encerra um longo processo que durou mais de três anos e culminou na condenação do casal.

O ex-presidente Humala, que também foi sentenciado, optou por cumprir sua pena em uma base policial especialmente destinada a líderes políticos presos no Peru. Enquanto isso, seu advogado afirma que buscará provar a inocência do ex-presidente, negando as acusações sobre a origem dos recursos financeiros recebidos durante as campanhas.

A situação envolvendo a Odebrecht, empresa no centro de escândalos de corrupção em diversos países da América Latina, trouxe à tona questões complexas sobre corrupção e financiamento eleitoral ilícito na região.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estudo: substância dos “cogumelos mágicos” pode atrasar envelhecimento

Um estudo inovador da Universidade Emory, nos Estados Unidos, traz à luz evidências promissoras sobre os efeitos da psilocina, um composto psicodélico presente...

Post da Nasa faz crescer interesse em região de Caldas Novas. Entenda

No dia 16 de junho, um post surpreendente da Nasa nas redes sociais acendeu a curiosidade de brasileiros e estrangeiros sobre a Serra...

Criticado por Zema, Eduardo reage: “Turminha da elite financeira”

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) não deixou por menos e respondeu com ironia às afirmações do governador de Minas Gerais, Romeu Zema...